Madeira

SESARAM diz que serviço de Neonatologia será alvo de obras de remodelação

None

O DIÁRIO dá conta, na sua edição impressa de hoje, dia 20 de Setembro, de que a unidade de Neonatologia do Hospital Dr. Nélio Mendonça está numa situação de desespero pela falta de condições físicas e de recursos humanos, colocando em causa o trabalho e os resultados daquela unidade.

O Conselho de Administração do Serviço de Saúde da RAM – SESARAM – através de comunicado emitido hoje, não desmente a notícia, mas informa que a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos (UCINP) do SESARAM “será alvo de obras de alteração/remodelação no sentido de melhorar as condições físicas do espaço, visando melhores resultados de saúde, melhores condições de saúde e, consequentemente, a melhoria na qualidade da prestação de cuidados”.

Diz a notícia que os alertas começaram em 2014, tal a preocupação dos médicos e enfermeiros pela degradação visível em termos físicos e humanos. A nota do SESARAM refere que as necessidades estão identificadas e o projecto começou já a ser trabalhado sob a orientação de um grupo composto pela Coordenadora da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos, pelo Diretor do Serviço de Pediatria, pelo Núcleo de Instalações e Equipamentos, sob a coordenação do Diretor Clínico e com a concordância do Conselho de Administração.

Numa fase inicial e, de acordo com a mesma nota, o plano de intervenção prevê “obras de reabilitação do bloco de obstetrícia e na central de gases medicinais do Hospital e, posteriormente, serão realizadas as intervenções na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos do SESARAM”.

Ontem, durante a elaboração da notícia, a jornalista do DIÁRIO Ana Luísa Correia tentou contactar a coordenadora da UCINP, Filomena Teixeira, que na altura não se mostrou disponível para prestar declarações.