CTT Expresso, nunca mais
No passado dia 13 de setembro, através da agência dos CTT na avenida Zarco no Funchal, enviei uma carta por correio expresso urgente tendo como destinatário o Banco BBVA em Lisboa. O envio do objeto foi efetuado às 10h38 tendo recebido às 16h21 uma mensagem da CTT Expresso a informar que a carta seria entregue ao destinatário no dia seguinte, ou seja, no dia 14 de setembro, entre as 9h00 e as 19h00.
Como a carta não foi entregue, no dia seguinte, às 14h25, contatei a Linha CTT Expresso tendo esperado mais de 25 minutos pelo atendimento, pelo que a reclamação que fiz teve um custo de 8,41€. Preocupado com o possível extravio de documentos bancários cuja entrega era urgente, e porque era sexta-feira, contatei de novo a Linha CTT Expresso, passadas 6 horas, mas a resposta foi a mesma: não sabiam onde estava a carta, nem sabiam dizer quando me dariam uma resposta. Mais uma vez o telefonema, devido ao incumprimento do contrato pela CTT Expresso, teve um custo de 2,75€.
No dia 18 de setembro, sem ter obtido qualquer resposta durante 5 dias sobre a localização da carta, telefonei mais uma vez para a Linha CTT Expresso, pelas 11h14, tendo sido informado que ainda não sabiam a localização da carta e que não sabiam quando teria qualquer resposta. Inconformado com esta falta de informação da CTT Expresso, dirigi-me no mesmo dia ao CTT na avenida Zarco e apresentei nova reclamação, tendo mais uma vez sido informado que iriam localizar a carta e que seria informado de imediato por telemóvel.
Entretanto, no dia 19 de setembro, pelas 16h48, a carta foi entregue ao destinatário, ou seja, 5 dias depois da data a que a CTT Expresso se tinha comprometido. Acresce que até à data de hoje não respondeu às duas reclamações efetuadas, nem nunca prestou quaisquer informações sobre a localização e entrega da carta.
Em síntese, a CTT Expresso além de lesar os clientes com atrasos na entrega de correio urgente, obriga os clientes lesados a gastarem dezenas de euros com as chamadas para a Linha CTT Expresso (cerca de 0,30€ por minuto), pois o tempo de espera chega a ser superior a 20 minutos. Atendendo a que, segundo o Portal da Queixa, a taxa de satisfação dos clientes da CTT Expresso é de apenas 59,7%, quando dois operadores concorrentes têm taxas satisfação de 96,3% e 92,8%, é lícito concluir que a CTT Expresso obtém uma renda excessiva com as reclamações dos clientes insatisfeitos. É caso para dizer que o crime compensa. Para mim, CTT Expresso, nunca mais.