Madeira

Ilhas Selvagens recebem turistas a partir do próximo ano

Veja o vídeo do desembarque na Selvagem Pequena ao amanhecer.

A Selvagem Pequena é, agora, monitorizada e controlada por um sistema de vigilância, a partir da Selvagem Grande. Ver Galeria

Poder dormir e passar férias nas Selvagens é uma possibilidade cada vez mais próxima da realidade. De acordo com a Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, que falava durante a visita de inauguração das novas infra-estruturas da Autoridade Marítima Nacional (AMN) no sub-arquipélago regional, esta terça-feira, a iniciativa deverá ser posta em prática já no próximo ano e divide-se em duas categorias: turismo de natureza e turismo científico.

Mas com controlo. Como as Selvagens são Reserva Nacional desde 1971, a visita carece da permissão das entidades responsáveis: “Tem sempre que pedir uma autorização ao Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza”, adianta Susana Prada. À semelhança do que acontece para visitar as Ilhas Desertas, a viagem para as Selvagens será fabricada em cooperação com empresas e agentes turísticos, mediante uma taxa monetária: “Imaginamos que sejam as marítimo-turísticas que existem na Madeira que tragam até aqui os turistas. A entrada será cobrada”, avança a Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais.

Susana Prada adiantou que a possibilidade de pernoita ainda não está completamente fechada, mas deverá ser limitada até um máximo de duas noites por pessoa, e apenas na Selvagem Grande. A escapadinha até à ilha maior vai permitir também uma visita a Selvagem Pequena. Em qualquer uma das ilhas, os turistas vão estar acompanhados por Vigilantes da Natureza e por agentes da Polícia Marítima (PM) em rendição na ilha. Para já, também não está definido qual o máximo de pessoas que podem visitar e dormir na ilha, em simultâneo.

Os dois novos braços do turismo regional ainda não estão “regulamentados”. Estão apenas, explica Prada, “criados no âmbito da revisão dos planos de gestão”.

Para o guia turístico ser posto em marcha, o Governo Regional já enviou um especialista para estudar o terreno, afim de determinar a forma de comunicar as ilhas aos visitantes: “A partir de hoje, temos aqui, durante duas semanas, um geólogo que vai definir aquele que vai ser o roteiro geológico das ilhas Selvagens”, avança Prada.