5 Sentidos

OJ.COM junta 78 jovens em concerto

O espectáculo é no sábado às 15 horas, no Centro de Congressos, com alunos dos conservatórios públicos do país.

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

O maestro Pedro Neves dirige no sábado a Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música, também conhecida como OJ.COM, este ano reunida no Funchal, através do Conservatório – Escola profissional das artes da Madeira. O concerto é às 15 horas, no Centro de Congressos (Casino).

O projecto criado em 2002 reúne os conservatórios públicos nacionais de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Funchal e Ponta Delgada com o objectivo de proporcionar aos seus alunos a prática orquestral.

Todos os anos a orquestra é diferente. Nasce de uma série de audições nos vários conservatórios pelo maestro que assume a direcção artística, traduzida num estágio de uma semana organizado, rotativamente, por cada uma das escolas envolvidas, com ensaios de naipe assegurados pelos professores das instituições de acolhimento e ‘tutti’ pelo maestro, e culmina com as apresentações ao público, uma no local onde de acolhimento, e outro em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, integrado nos ‘Dias da Música’.

“O projecto consiste na implementação de um estágio para jovens instrumentistas e visa potenciar ao máximo as vivências e as competências de jovens músicos, confrontando-os com provas de selecção para integrarem a referida orquestra e para apresentação de um grande concerto”, refere o CEPAM, que acolheu a primeira edição em 2002, numa iniciativa do maestro Rui Massena.

O Maestro Pedro Neves dirige o grupo deste ano, uma orquestra de 76 jovens talentos.

Vão interpretar Fantasia Sinfónica ‘A Contemplação da Matéria’, I. Meditação, II. Metamorfose e III. Transubstanciação, de Francisco Loreto. De J. Sibelius, o Concerto para Violino e Orquestra 1º Andamento, Op. 47, Allegro moderato, com a participação da solista Lia Yeranosyan (Porto), e a 4.ª Sinfonia de Joly Braga Santos, I. Andante – Allegro, II. Adagio, III. Allegro - Allegro vivace e IV. Allegro.

As entradas são gratuitas, mediante levantamento de um bilhete antecipadamente na recepção do Conservatório ou no próprio dia no Centro de Congressos da Madeira.