Mundo

Rajoy preocupado com decisão do STJ da Venezuela de assumir poderes do parlamento

Foto REUTERS/Marco Bello
Foto REUTERS/Marco Bello

O chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, manifestou-se hoje preocupado com a decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Venezuela de assumir os poderes do parlamento, afirmando que sem separação de poderes “a democracia está ferida”.

“Sem separação de poderes a democracia está ferida. Pela liberdade, democracia e Estado de direito na Venezuela”, escrever Rajoy na sua conta do Twitter.

Esta posição de Mariano Rajoy surge depois de o STJ da Venezuela ter assumido os poderes do parlamento, que atualmente é controlado pelos opositores do Governo do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

A decisão marca uma escalada da crise política que assola a Venezuela, com o parlamento venezuelano a acusar o STJ de patrocinar um golpe de Estado ao assumir as suas competências.

A Organização de Estados Americanos (OEA) já denunciou estar em curso um “autogolpe de Estado perpetrado pelo regime venezuelano contra a Assembleia Nacional, o último poder do Estado legitimado pelo voto popular”.

Na sequência da controversa decisão do STJ, o Governo do Peru ordenou a retirada “de maneira definitiva” do seu embaixador em Caracas.

O Governo do Presidente da Bolívia, Evo Morales, expressou na quinta-feira a sua “solidariedade a incondicional apoio” à Venezuela, por entender que enfrenta um novo ataque político que visa desestabilizar o Executivo liderado por Nicolás Maduro.

Horas antes do comunicado emitido pela diplomacia da Bolívia, um grupo de senadores da oposição daquele país pediu ao Executivo para seguir os passos do Peru, face ao que consideraram ser uma “demonstração plena de que a Venezuela é hoje uma ditadura”.