Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia vence prémio nacional ‘Linka-te aos Outros’ da Fundação AMI
A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia (HBG), através do seu Clube Viver a Vida e com o apoio do DIFID (da HBG) e de um docente do ISCSP (da Universidade de Lisboa), acaba de ganhar, pela terceira vez consecutiva, o prémio ‘Linka-te aos Outros’, atribuído pela Fundação AMI (Fundação de Assistência Médica Internacional).
Este ano, a HBG, com a aprovação do projecto ‘A Escola altruísta na promoção da Cidadania Activa e Global’, pretende sensibilizar e desafiar os estabelecimentos de ensino da RAM para a necessidade de se adoptar novas práticas educativas em contexto escolar, de modo a que a escola (em função dos valores organizacionais que preconiza) seja, por um lado, profícua no cumprimento da sua missão face aos desígnios da sociedade actual e, por outro lado, seja altruísta e promotora de uma cidadania activa e global, nomeadamente no âmbito do voluntariado.
Saliente-se que esta escola, com obrigações bem definidas no âmbito da responsabilidade social tem vindo, há doze anos, a valorizar e a promover a educação para a solidariedade, através de práticas de voluntariado, facto que lhe tem valido, louvores, diplomas de honra e a angariação de alguns prémios, nomeadamente o prémio ‘Linka-te aos Outros/AMI’ (5.ª e 6.ª edição), concurso de empreendorismo - Realize o seu Sonho/Acredita Portugal, ‘É de género/Rosto Solidário’, ‘Visão Júnior – A escola dos nossos heróis’, Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio e Prémio voluntariado 2015 – Reconhecimento de instituição da RAM.