Madeira cria Centro de Vacinação Internacional no Hospital dos Marmeleiros
Destina-se a unidades de saúde integradas no Sistema Regional de Saúde, consulta do viajante e Centros de Vacinação Internacional, Centro das Comunidades Madeirenses e Migrações e ACIF - sector do turismo
No âmbito das medidas de saúde pública relacionadas com as doenças transmissíveis e com as doenças transmitidas por vectores, a saúde do viajante ganha particular relevo, sendo ainda mais decisivo numa área receptiva para a transmissão de doenças através de mosquitos vectores como é o caso da Região da Madeira.
A Região dispunha, até Setembro de 2016, as seguintes respostas vocacionadas para a saúde do viajante: a Consulta do Viajante no Centro de Saúde do Bom Jesus, a Consulta de Medicina do Viajante, a funcionar no Hospital dos Marmeleiros, e ainda um Centro de Vacinação Internacional sediado no Centro de Saúde do Bom Jesus.
“Ora, face à emergência crescente em matéria de doenças transmitidas por vectores, urge implementar e ampliar medidas tendentes à prevenção e gestão destas na RAM, bem como para todas as outras relacionadas com viagens internacionais e susceptíveis de prevenção através da vacinação”, informa o Secretário Regional da Saúde em nota à imprensa.
“Neste contexto, foi criado um Centro de Vacinação Internacional no Hospital dos Marmeleiros, acoplado à Consulta do Viajante, em funcionamento naquela mesma unidade hospitalar. Esta medida resultou como uma solução próxima, descentralizada e integrada na satisfação das necessidades em saúde do viajante, oferecendo mais oportunidades de vacinação e melhor aderência a essa medida de protecção”, adianta.
E termina frisando que a supervisão técnica daquele novo Centro de Vacinação é assegurada pelo IASAÚDE.