Boa Vida Patrocinado

Sabe em que é que consiste o trabalho de core?

O trabalho de core é fundamental em indivíduos novatos no exercício e em atletas de alto rendimento

Vídeo: Nelson Camacho Ver Galeria
Vídeo: Nelson Camacho

Quem é que já não ouviu falar do tão aclamado core? Na tradução literal da palavra, core significa “núcleo” e pressupõe uma região central do corpo humano onde partem as energias internas para os segmentos corporais periféricos (ex: braços e pernas). É também aclamado como sendo uma região corporal de suporte, que auxilia a realização de exercícios com cargas elevadas ou estabiliza o corpo em momentos de instabilidade e pliometria.

Apesar dos inúmeros artigos e debates apresentados sobre o core, o mesmo ainda carece da tal definição universal. A abordagem mais redutora e simplista visualiza-o como uma estrutura composta pelos músculos abdominais (recto abdominal, oblíquos internos e externos e o transverso). Caracterizações mais avançadas incluem também músculos como os quadrados lombares, os glúteos, multifidus, o soalho pélvico,etc. Esta abordagem basicamente retrata o core como uma estrutura composta por músculos ântero-posteriores do tronco e do soalho pélvico. Abordagens ainda mais profundas e minuciosas poderão incluir os ombros e cintura escapular, por exemplo, como elementos integrantes desta estrutura.

Devemos considerar o core como o complexo anatómico que nos confere uma óptima estabilidade e distribuição de energia nos movimentos, sem catalogar músculos predefinidos. Deste modo, consoante a tarefa, o core poderá ser o que o corpo necessita que seja, com base no exercício em mão.

Trabalho de core é fundamental em indivíduos novatos no exercício e em atletas de alto rendimento. A equipa do Ginásio Platinium reconhece essa importância, inserindo trabalho de core tanto nos planos de treino como nas aulas de grupo, trabalhando esta estrutura da forma mais completa e personalizada possível.

Ao vir treinar o core connosco, procuraremos providenciar exercícios que, a longo prazo, poderão traduzir-se em melhorias ao nível postural, incremento da estabilidade nas tarefas quotidianas, assim como fortalecimento muscular dos músculos participantes nos movimentos!

Texto: Alexis Santos

Vídeo: Nelson Camacho

(Aceda ao vídeo completo em https://vimeo.com/208117183)