Madeira

Aviso de má visibilidade no mar da Madeira, arquipélago sob aviso laranja

Foto Arquivo
Foto Arquivo

A capitania do Porto do Funchal emitiu hoje um aviso de má visibilidade para o mar que rodeia a Madeira, recomendando que as embarcações permaneçam nos portos de abrigo.

O aviso da autoridade marítima regional tem por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera até às 06:00 de quarta-feira, que apontam para ondas de três metros nas costas norte e sul da ilha.

A capitania salienta que a visibilidade será “moderada a fraca, por vezes má a partir do meio da noite”.

“Recomenda-se que os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo”, pode ler-se no aviso da capitania.

Também o Serviço Regional da Proteção Civil da Madeira (SRPC) divulgou hoje um conjunto de recomendações à população do arquipélago devido às previsões de forte chuva, uma situação que levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a colocar as ilhas da Madeira e Porto Santo sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro.

O SRPC refere que “associado à formação de um sistema depressionário a oeste do arquipélago da Madeira e da sua intensificação durante os dias 14 e 15 de fevereiro (terça-feira e quarta-feira), deverão ocorrer períodos de chuva e aguaceiros entre o início da manhã de hoje e o início da tarde de quinta-feira”.

Adianta que os aguaceiros serão temporariamente fortes nas regiões, em particular durante o fim da manha e o início da tarde de hoje e a madrugada de quinta-feira.

Quanto ao vento também “poderá ser temporariamente forte em especial nas terras altas, com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora”.

Por causa destas condições adversas, o SRPC recomenda, entre outros aspetos, que os condutores conduzam com precaução devido a possíveis congestionamentos de tráfego, estejam atentos à formação de lençóis de água e não utilizem “zonas propícias a inundações”.

Também a aconselha redobrada atenção à desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a limpeza de inertes que possam ser arrastados e atenção à situação das estradas cortadas ou condicionadas ao trânsito.