Mundo

Trump convida homólogo colombiano a visitar Casa Branca e espera fortalecer relação

None

O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou que o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, com quem falou no sábado ao telefone, o convidou a visitar a Casa Branca, pretendendo falar pessoalmente com ele para melhorar as relações bilaterais.

“Ele endereçou-me o convite [para visitar] a Casa Branca para discutir e estreitar os laços entre os nossos governos”, disse Juan Manuel Santos em comunicado.

Durante a conversa telefónica, que durou cerca de meia hora, qualificada de “produtiva” pelo chefe de Estado colombiano, Donald Trump manifestou o “seu apoio à paz e o desejo de manter as melhores relações com a Colômbia”.

Segundo a presidência colombiana, Santos pediu apoio a Trump para a aprovação no Congresso dos Estados Unidos o Plano Paz Colômbia, programa bilateral de cooperação, que cumpriu 15 anos em 2016, para combater o tráfico de droga e acabar com o conflito armado na nação andina.

Donald Trump respondeu que os Estados Unidos estão “muito interessados em continuar a apoiar a Colômbia”, pelo que encarregar-se-á pessoalmente de analisar o referido plano.

Segundo a presidência norte-americana, Trump recomendou a Santos que atue com “determinação” face aos desafios e situações difíceis.

Juan Manuel Santos teve na sexta-feira um primeiro contacto com a nova administração dos Estados Unidos, com o diálogo que manteve com o vice-presidente, Mike Pence.

“O vice-presidente disse-me uma coisa especial: ‘Você é a primeira pessoa, o primeiro chefe de Estado a quem telefono em todo o Hemisfério Ocidental. A Colômbia ocupa um sítio muito especial para nós”, sustentou Santos.