Mundo

Reunião Rússia-EUA cancelada devido a sanções

Foto Sergei Karpukhin/Reuters
Foto Sergei Karpukhin/Reuters

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Riabkov, disse hoje ter cancelado uma reunião com o subsecretário de Estado para os Assuntos Políticos norte-americano, Thomas Shannon, devido às novas sanções dos EUA contra o país.

Os Estados Unidos anunciaram na terça-feira um reforço das sanções impostas à Rússia pelo seu presumível apoio aos rebeldes separatistas na Ucrânia e pela anexação da província ucraniana da Crimeia, que visam 38 indivíduos e entidades.

De acordo com o ‘site’ de notícias russo Sputnik, Riabkov e Shannon tinham marcado uma reunião para esta sexta-feira na Rússia, no âmbito das consultas sobre a normalização das relações entre os dois países.

Mas o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo citou hoje Riabkov referindo que “a situação não é propícia para realizar uma ronda desse diálogo” na sexta-feira e criticando os Estados Unidos por “não terem proposto nem proporem nada específico” para discutir.

As relações Estados Unidos-Rússia continuam tensas, embora a Casa Branca considere agendar uma reunião entre o presidente Donald Trump e o seu homólogo Vladimir Putin à margem da cimeira do G20 no próximo mês, segundo a agência noticiosa norte-americana Associated Press.