Mundo

Google.org e YouTube assinalam Dia Mundial do Refugiado contando vidas em vídeos

None

O programa do YouTube Creators for Change (Criadores pela Mudança) associou-se à organização não-governamental International Rescue Committee para assinalar o Dia Mundial do Refugiado com uma série de vídeos protagonizados por refugiados de todo mundo.

A International Rescue Committee (Comissão de Salvamento Internacional), que fornece apoio essencial no terreno a refugiados em mais de 40 países e 28 cidades dos Estados Unidos, ajudou sete criadores da rede social YouTube a conhecerem refugiados em cinco países diferentes para que estes pudessem partilhar as suas histórias e colaborar na elaboração de vídeos retratando as suas experiências de vida.

A série de histórias, batizada como #MoreThanARefugee (Mais que um Refugiado), cumpre, como sublinhou a chefe do departamento de marketing do YouTube, Danielle Tiedt, num ‘post’ hoje divulgado, a missão da rede social, que consiste em “dar a cada um uma voz e mostrá-las todas ao mundo -- particularmente as que estão sub-representadas e nem sempre são ouvidas”.

Assim, depois de uma série anterior bem-sucedida, no âmbito do programa Creators for Change - uma iniciativa global que apoia os criadores que abordam questões sociais e promovem a sensibilização, a tolerância e a empatia nos respetivos canais do YouTube -, surgiu a ideia de fazer outra, para assinalar a data.

“Nas últimas semanas, os ‘YouTubers’ Rossana (também conhecida como Mama Bee, do canal Eh Bee Family), Tyler Oakley, Jouelzy, Fly with Haifa, Francis Maxwell (do canal The Young Turks), Suli Breaks e Greg e Mitch (do canal ASAPScience) viajaram para Jordânia, Sérvia, Uganda, Grécia e para algumas cidades dos Estados Unidos para conhecerem cientistas, mães e estudantes que, por acaso, também são refugiados”, escreveu a responsável.

“As histórias partilhadas vão além da cobertura da crise a que assistimos diariamente nas notícias e oferecem um olhar especial sobre o que está por detrás do rótulo - pessoas bonitas, corajosas e fascinantes, onde cada uma é #MoreThanARefugee (Mais que um Refugiado)”, salientou.

No texto em que apresenta a iniciativa, Danielle Tiedt sublinha que “cada criador descobriu que tinha muito em comum com as pessoas extraordinárias com quem passou algum tempo: Don e Suli são ambos artistas; Rossana e Amira são ambas mães que amam intensamente os seus filhos; Catherine e Francis sempre adoraram jogar futebol para escapar da vida quotidiana; Haifa e Maryam são ambas sonhadoras que acreditam na beleza da vida”.

“As circunstâncias da nossa vida podem ser diferentes, mas a nossa humanidade partilhada é muito maior do que qualquer fator que nos separe”, observou.

“Esta crise humanitária mobilizou dezenas de milhões de pessoas, e esperamos que estes vídeos possam ajudar aqueles que não são diretamente afetados a criarem laços de simpatia com estas pessoas, cuja experiência de vida os tornou refugiados: Pais e filhos, atletas e críticos de culinária, estudantes e professores, empresários, artistas e todos os outros, são pessoas incrivelmente corajosas, que foram forçadas a abandonar as suas casas e a enfrentar tremendos desafios em busca de segurança”, sublinhou.

A responsável do YouTube concluiu a apresentação deste projeto fazendo um apelo a quem quiser apoiar os refugiados, indicando que junto aos vídeos há cartões de donativos a favor da International Rescue Committee, com a particularidade de que “durante a próxima semana, o YouTube e a Google.org vão igualar os donativos até 500.000 dólares”.