Mundo

Donald Trump considera comunicação social “inimiga do povo americano”

Foto Reuters
Foto Reuters

Donald Trump prosseguiu na sexta-feira os seus ataques à comunicação social, descrevendo-a, em mensagem divulgada na rede social Twitter, como “o inimigo do povo americano!”.

Pouco depois de aterrar na sua residência de férias, em Mar-a-Lago, no Estado da Florida, onde está a passar o seu terceiro fim de semana consecutivo, Trump criticou a comunicação social em 140 carateres.

“Os ‘media’ das NOTÍCIAS FALSAS (os falhados do New York Times, NBCNews, ABC, CBS, CNN) não são os meus inimigos. São o inimigo do povo americano!”, escreveu Trump, com ‘notícias falsas’ em maiúsculas.

Em mensagem anterior, divulgada também via Twitter, Trump atacou o jornal New York Times, as cadeias televisivas CNN e NBC “e muitos mais” meios de comunicação, acabando com a exclamação, em maiúsculas, “SICK!” (doentio).

Mas rapidamente apagou esta mensagem, antes de divulgar uma versão definitiva, acrescentando mais dois ‘inimigos’ à sua lista negra.

Muitos presidentes dos EUA criticaram a comunicação social, mas a linguagem de Trump tem-se nivelado pela utilizada pelos líderes autoritários em todo o mundo.

Trump, que acusa regularmente a imprensa de exagerar os seus problemas, também acusou os jornalistas de não demonstrarem suficiente respeito pelos seus sucessos.

Em quatro semanas tumultuosas, desde que tomou posse a presidência dos EUA, Trump viu o seu assessor de Segurança Nacional demitir-se, um indicado para o governo recusado pelo Congresso, uma ordem executiva sobre imigração parada por decisão judicial e uma vaga de fugas de informação comprometedoras.