Mundo

Comité Internacional da Cruz Vermelha reduz actividades no Afeganistão

None

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) anunciou hoje a redução das atividades no Afeganistão e a saída do norte do país após ter sido alvo de três ataques em nove meses que mataram sete funcionários.

“Após discussões internas ao mais alto nível, tornou-se evidente que não temos escolha senão reduzir a nossa presença e as nossas atividades no Afeganistão”, anunciou à imprensa a chefe da delegação do CICV, Monica Zanarelli, em Cabul.

Os centros de Maimana, na província de Faryab (noroeste) e Kunduz (nordeste) “serão encerrados até ao final do ano e o de Mazar-i-Sharif (norte) significativamente reduzido”, precisou a responsável de uma das principais organizações humanitárias internacionais.

O anúncio da decisão, difícil para uma organização presente em todo o Afeganistão há mais de 30 anos, ocorre um mês após o assassínio de uma fisioterapeuta espanhola em Mazar.

O CICR tem 1.800 funcionários no Afeganistão incluindo 120 expatriados, dos quais “90 a 100 devem continuar no país”.

Zanarelli recordou que a organização “foi alvo de três grandes incidentes no espaço de nove meses”, antes do ataque de Mazar, um dos funcionários foi raptado em dezembro de 2016 e detido durante quatro semanas em Kunduz e, em fevereiro, seis empregados foram mortos numa emboscada em Jowzjan (norte) e dois outros sequestrados, tendo sido liberados sete meses depois.

“Sabemos quais serão as consequências das nossas decisões no norte, mas não temos escolha”, adiantou.

“Os riscos que enfrentamos tornaram-se o nosso principal desafio. Mesmo sabendo que o risco zero não existe e não é o nosso objetivo, a nossa segurança deve ser garantida por todas as partes no conflito”, considerou Zanarelli.

Segundo as autoridades afegãs, cerca de duas dezenas de grupos armadas operam no Afeganistão, dos quais os talibãs e o grupo extremista Estado Islâmico são os mais ativos.

“Há mais riscos que no passado e a criminalidade não ajuda”, reconheceu a chefe da delegação do CICV.

A redução do pessoal da organização será feita programa a programa durante as próximas semanas.

O CICV é a mais antiga organização humanitária, tendo sido criado com base no princípio da neutralidade e integrando as federações da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.