Mundo

Cerca de 100 mil pessoas em risco de perder benefícios da Segurança Social em Maputo

Foto DR
Foto DR

Cerca de 100 mil pessoas podem deixar de beneficiar da Segurança Social na capital moçambicana por falta de transferência de prestações por parte das empresas, informou hoje fonte oficial.

A dívida totaliza 718 milhões de meticais (9,8 milhões de euros), acrescentou o diretor do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Jafar Buana, citado hoje pelo jornal Notícias.

O número foi apurado após uma campanha de cobrança em que foram recuperados 152 milhões de meticais (cerca de dois milhões de euros), mas a dívida ao sistema pelas entidades empregadoras permanece alta, considerou.

Aquele responsável falava na quinta-feira, em Maputo, durante a segunda sessão ordinária do Fórum de Consulta e Concertação Social.

“Quando se desconta nos salários dos trabalhadores e o dinheiro não é canalizado para o sistema, isso não só afeta o trabalhador no presente ou no futuro, como também os seus próprios dependentes”, referiu Jafar Buana.

Entre as causas das dívidas ao sistema, aquele responsável aponta a crise económica que o país atravessa e o que considera ser falta de sensibilidade dos empregadores.

“Alguns empregadores não se guiam pelo que está estabelecido na legislação”, concluiu.