Mundo

Centro Marítimo da Venezuela suspende actividades do 45.º aniversário

Devido à situação que se vive no país e por razões de segurança de quem poderia querer participar nas festividades em Turumo

None

O Centro Marítimo da Venezuela suspendeu hoje as atividades comemorativas do 45.º aniversário daquele clube luso-venezuelana, devido à situação no país, avançou à agência Lusa fonte da direção.

“Decidimos suspender as celebrações devido à situação no país, por segurança tanto das pessoas [venezuelanas] como dos visitantes”, disse a fonte.

Segundo a mesma fonte, nos últimos dias grupos e cidadãos têm bloqueado uma das estradas que dão acesso à urbanização de Turumo (leste de Caracas), onde está situado o clube, obrigando as viaturas a parar para serem revistadas.

As celebrações do 45,º aniversário do clube estavam previstas para as 15:00 locais (20:00 em Lisboa).

O Centro Marítimo da Venezuela foi fundado em 1971 como associação desportiva luso-venezuelana de Turumo, tendo chegado a ser uma referência desportiva nacional, com a conquista de importantes troféus que estão expostos nas suas instalações.

Em 2000, passou a chamar-se Centro Luso de Caracas e em 2007 Centro Marítimo da Venezuela, uma mudança impulsionadora da vida associativa do clube, que com o tempo voltou a perder intensidade.

A Venezuela atravessa uma grave crise económica, política e social, com o registo frequente de manifestações e distúrbios nas ruas.

As manifestações antigovernamentais ocorridas nas últimas três semanas já provocaram mais de uma dezena de mortos, incluindo um funcionário da polícia militar (GNB), bem como centenas de feridos e de detidos.