Mundo

Brexit: UE declara que irá “actuar como uma só” nas negociações de saída do Reino Unido

None

A “União Europeia irá atuar como uma só e preservar os seus interesses”, nas negociações com o Reino Unido relativas ao seu abandono do bloco europeu, fez hoje saber o Conselho Europeu.

O Conselho indicou numa declaração ter recebido hoje uma carta da primeira-ministra britânica, Theresa May, “notificando a intenção do Reino Unido sair da União Europeia”, e sublinhou que nas negociações que se seguirão “primeira prioridade” da União “será a de minimizar a incerteza causada pela decisão do Reino Unido aos cidadãos [europeus], às empresas e Estados-membros”.

“Vamos por isso começar por focar-nos em todos os acordos decisivos para uma saída controlada”, acrescenta a declaração do Conselho Europeu, que começa por “lamentar que o Reino Unido saia da União Europeia”, mas que se diz “pronto para o processo que agora se inicia”.

“Para a União Europeia, o primeiro passo será agora o da adoção pelo Conselho Europeu das linhas mestras para as negociações. Estas linhas mestras fixarão as posições gerais e os princípios à luz dos quais a União, representada pela Comissão Europeia, negociará com o Reino Unido”, esclarece a declaração.

Iremos abordar estas conversações de forma construtiva e fazer tudo para chegar a um acordo. Esperamos manter o Reino Unido como um parceiro próximo no futuro”, conclui a declaração, indicando que a data do próximo Conselho Europeu foi agendada para 29 de abril.