Mundo

Ataque informático atinge vários países europeus

Recurso a uma versão modificada do WannaCry, vírus utilizado no ataque global recente, já atingiu a Ucrânia, Rússia, Dinamarca, Reino Unido, Holanda, Espanha e França

None

O ataque informático começou na Ucrânia, na manhã desta terça-feira, mas já chegou a vários países europeus e aos Estados Unidos.

A denúncia chegou, numa primeira fase, do Banco Central Ucraniano. A central bancária divulgou que vários bancos e empresas ucranianas, entre elas a empresa nacional de eletricidade, estavam sob ataque, assim como as comunicações entre o Governo e os sistemas no aeroporto de Kiev - situação que está a provocar atrasos nos voos.

Durante a tarde de terça-feira, muitos mencionavam que o ataque estaria a ser feito através do vírus Petya - uma nova versão do antigo WannaCry. Só que ao final da tarde, a empresa de segurança russa Kaspersky, revela que este é um software malicioso “nunca visto”.

A Kaspersky afirma ainda que, até agora, já foram infectadas cerca de 2 mil entidades e que é recomendável correr as actualizações de segurança do Windows.

Durante a tarde, o Ministério do Interior da Ucrânia avançava à agência Reuters que o ciberataque tinha sido feito com a versão melhorada do WannaCry, vírus que desencadeou o ataque global de ransomware [sequestro de sistemas informáticos em troca de dinheiro, normalmente pago na moeda virtual bitcoin] e que, recentemente, atingiu várias empresas de telecomunicações em Portugal.

À semelhança do WannaCry, o vírus Petya estaria a ser distribuído por e-mails com anexos infectados. Uma vez alojado no computador, o software malicioso Petya encripta os ficheiros guardados no disco e exige o pagamento de um resgate para os libertar.

Mas já ao final da tarde, a Kaspersky garante que o vírus não é uma versão melhorada do WannaCry, nem do Petya. A agência de segurança russa baptizou-o, agora, de NotPetya.