Madeira

Nova sede dos Carreiros avança depois das Festas do Monte

A criação de infra-estruturas de apoio aos Carreiros do Monte é uma reivindicação histórica destes profissionais.
A criação de infra-estruturas de apoio aos Carreiros do Monte é uma reivindicação histórica destes profissionais.

Tal como tinha sido prometido ainda este ano pelo presidente Paulo Cafôfo, a Câmara Municipal do Funchal (CMF) vai proporcionar à Associação dos Carreiros do Monte um novo espaço centralizado de apoio às suas actividades. As obras da nova sede, que irá situar-se no edifício onde funcionam actualmente as casas de banho públicas da freguesia (logo junto ao local onde começam as descidas de carros de cesto), começam na próxima semana, assim que terminem as Festas de Nossa Senhora do Monte.

A CMF optou por adiar o início das obras (que já podiam ter começado no início deste mês), de modo a assegurar que as casas de banho públicas actualmente existentes estariam disponíveis para os milhares de visitantes que, até dia 15 de Agosto, vão deslocar-se ao arraial do Monte. A empreitada tem um prazo de execução de 60 dias e o contrato de comodato com a Associação dos Carreiros do Monte será assinado nesse período de tempo.

Além da cedência do espaço, que é camarário, a CMF comprometeu-se a reabilitar a infra-estrutura: as instalações sanitárias abertas à população serão adaptadas de modo a manterem-se no primeiro piso, ao passo que o segundo andar sofrerá, então, mudanças mais significativas, passando a estar inteiramente ao serviço dos Carreiros. Ali passarão a funcionar os novos balneários, cacifos, espaço copa e sala de convívio, “respondendo, desta forma, a uma reivindicação histórica destes profissionais”, explica o comunicado da autarquia. “A falta de infra-estruturas de apoio a estes profissionais, nomeadamente um sítio em que pudessem tomar banho, fazer as suas refeições e descansar entre turnos, era uma carência muito antiga e que os Carreiros tinham manifestado por diversas vezes ao longo dos anos, mas até hoje ninguém tinha conseguido viabilizar qualquer solução”, acrescenta a mesma nota.

“No âmbito dos Encontros com as Pessoas, as Presidências Abertas da Câmara Municipal do Funchal, reunimo-nos com os Carreiros quando a iniciativa decorreu na freguesia do Monte, e fomos sérios no sentido de que pretendíamos resolver esta questão, que eles consideravam ser a maior de todas as suas necessidades. Os Carreiros do Monte são um cartaz turístico por excelência da cidade e, para este Executivo, não faria sentido apostar tão vincadamente numa Estratégia Municipal de Turismo e, depois, não fazer tudo o que estivesse ao nosso alcance para garantir as melhores condições de trabalho àqueles que a tornam possível”, declarou Paulo Cafôfo.

O autarca sublinhou, ainda, que esta trata-se de “mais uma intervenção francamente relevante para a freguesia do Monte, que este Executivo camarário sempre fez promessa de revitalizar”. “No ano passado, reinaugurámos a Capela Mortuária do Monte, outra velha ambição dos cidadãos desta freguesia e, como todos sabem, temos em curso o projecto de reabilitação da antiga Estação de Comboios, que já adquirimos, e que vamos transformar num núcleo histórico, turístico e cultural, criando a nova centralidade merecida no coração da freguesia”, acrescentou Paulo Cafôfo.