Madeira

Inteirar-se dos dossiers da IHM é a prioridade

Futura presidente da Investimentos Habitacionais da Madeira vai dar continuidade à política para a habitação do Governo

Vânia de Jesus tem um novo desafio pela frente.   Foto Arquivo
Vânia de Jesus tem um novo desafio pela frente. Foto Arquivo

Continuidade é o caminho escolhido por Vânia de Jesus, deputada social-democrata que vai liderar a Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM), entidade pública empresarial. A oportunidade surgiu com a saída de Nivalda Gonçalves, candidata a presidente da Câmara da Ribeira Brava.

A prioridade, disse esta manhã á margem da tomada de posse da nova secretária da Inclusão e dos Assuntos Sociais, será inteirar-se da nova casa e dos projectos. A partir daí vai ter reuniões com as equipas, departamentos e direcções e definir os próximos passos, essencialmente com o objectivo de cumprir o que está definido em termos de política do Governo Regional para esta área. “Há projectos que com este actual governo na IHM que já foram desencadeados, alguns concluídos, outros que estão em andamento, e que outros com certeza serão lançados e eu espero dar o meu cunho pessoal e esse contributo para que os projectos da política habitacional na Região vão ao encontro e em benefício de toda a população.”

Para Vânia de Jesus, o novo cargo é uma nova caminhada. “Mas eu costumo dizer que é uma caminhada contínua e que não começou hoje.”

Vânia ainda não tomou posse como presidente da IHM, o que não impede de ter consciência de que a habitação é uma questão complexa e de grande importância para as pessoas. A pouco tempo da entrada nas novas funções, destaca as mudanças na forma como os bairros são olhados. “Eu julgo que com este actual governo tirou-se aquele rótulo e conotação de uma habitação social estar muitas vezes associada a um bairro social ou a locais a evitar. Nós sabemos que estamos a falar de pessoas que têm carências económicas, mas são pessoas que têm um rosto.”

A até agora deputada fala de uma maior “humanização e proximidade” com os moradores dos empreendimentos e bairros sociais da IHM e dos frutos que essa nova abordagem têm trazido. “Não ver só a habitação como alojamento, mas olhar onde se vive, no sentido de quem lá estar contribuir, participar dizendo quais são os seus problemas, necessidades”. Pediu paciência e comprometeu-se a ir ao encontro das pessoas e das suas necessidades.