Madeira

BE-Madeira quer Porto Novo com porto de pesca, marina e parque empresarial reestruturado

None

O Bloco de Esquerda (BE) na Madeira verificou que no Porto Novo existe “um porto com cerca de cem metros, uma unidade de selecção de resíduos, e um conjunto de unidades empresariais” mas que “não há uma homogeneidade de projecto”.

Miguel Fonseca, cabeça-de-lista do BE às Autárquicas em Santa Cruz, diz saber que o cais do Porto Novo “pode ser aumentado em ângulo de 90 graus, mais uns cem metros” por isso “é preciso definir qual é a utilidade deste espaço”.

Este “é um espaço de equipamentos estruturantes”, assim como “de recreio e de lazer”, mas também de “parque empresarial”, por isso o BE pode “construir um porto, a lota com unidades de conservas de valor acrescentado, construir uma marina se tivesse disponibilidade económica” e reestruturar o parque empresarial com “as infraestruturas necessárias”.

Entende que “pode ser construído um porto de pesca”, assim como “uma lota”, e eventualmente “uma fábrica de conservas, se isso tiver sustentação”.

A proposta do BE é “lançar um referendo” para que todos os munícipes possam se pronunciar em relação a este projecto.

O BE lançará um debate público sobre estas três possibilidades de “parque empresarial”, “de uma marina sem os constrangimentos do Lugar de Baixo e sobre a construção do porto”.

Finalizado o debate e depois de verificar a viabilidade económica, se é ecologicamente sustentável e panoramicamente enquadrável, “é que os munícipes estarão em condições de decidir”.

“Este é um espaço degradado” por isso “merece uma intervenção”, defende o BE-Madeira. “Santa Cruz tem de passar a ser um concelho modelo em termos de desenvolvimento”.