Madeira

Acesso ao ensino superior arranca na Madeira sem muitas horas de espera

Veja o vídeo

Até à próxima sexta-feira os alunos com nomes começados pelas letras “A” e “B”, podem candidatar-se ao Ensino Superior. A fase de acesso prolonga-se até dia 8 de Agosto. Ver Galeria

A primeira fase de acesso ao ensino superior já arrancou, esta quarta-feira, em todo o país. Há 50.838 vagas, mais 150 que no ano passado. Para a Universidade da Madeira, existem 593 lugares disponíveis, distribuídos pelas diferentes licenciaturas. Na Rua das Hortas, nº18, as candidaturas seguem por ordem alfabética, como é costume. Até quinta-feira, podem candidatar-se os estudantes cujo nome comece pela letra A. Na sexta, o Gabinete do Ensino Superior (GES) da Região recebe os alunos com nome começado por B.

O movimento tem sido constante. Ana Carolina Silva arrancou de Santana acompanhada pela mãe, Lúcia Teixeira Silva e, às 10h15, ainda esperava que a máquina dos números, parada no 82, regressasse ao número 1, para ficar mais próxima da senha que tirara. Disseram-lhe que deveroa ser atendida pelas 12h00. A estudante de 18 anos acredita que está a andar rápido. Faz sentido: cerca de uma hora depois da abertura de portas, os responsáveis já tinham atendido quase 100 pessoas.

Ana Carolina estava decidida: vai concorrer a Imagem Médica e Radioterapia na Escola Superior de Técnicas de Saúde do Porto: “É um curso relativamente recente, mas junta várias áreas de que gosto e depois quero fazer um Mestrado em Oncologia”. Certezas de que uma das 60 vagas (para Porto e Lisboa, cada), é sua, só quando saírem os resultados das candidaturas, mas a estudante acredita que entra na primeira escolha. As restantes opções vão para Coimbra, Aveiro e Lisboa, no mesmo curso, ou Fisiologia em Castelo Branco. Assim como a mãe: “Estou muito orgulhosa. É um percurso que ela deve fazer e fico contente”, desabafava Lúcia Silva.