5 Sentidos

Estudante do Funchal distinguida em Concurso literário Nacional

None

Carolina Silva Gonçalves, aluna do 10.º ano no IPTL – Instituto Profissional de Transportes e Logística da Madeira, foi distinguida com uma Menção Honrosa no Concurso Nacional de Textos de Amor de Manuel António Pina, promovido pelo Museu Nacional da Imprensa (Porto).

A Sessão de Entrega de Prémios teve lugar há pouco no MNI e contou com a presença da estudante premiada.

Esta é a 1ª vez que um concorrente da Região Autónoma da Madeira é distinguido, facto que coloca a Madeira num ponto interessante em termos de jovens com capacidades literárias.

O Concurso Nacional de Textos de Amor de M.A.Pina é de carácter anual, único em Portugal e é organizado por ocasião do “Dia dos Namorados”. Durante uma semana o MNI recebe os textos candidatos.

A adesão e a diversidade de participantes tem vindo a aumentar ano após ano e, em fevereiro de 2017, concorreram mais de 600 trabalhos, de diferentes partes do país e também do estrangeiro (EUA, Suíça, Paris, Madrid...).

Este concurso iniciou-se em 2001 e teve a participação, no Júri das nove primeiras edições, do jornalista e escritor Manuel António Pina (1943-2012), vencedor do Prémio Camões em 2011.

O Júri desta 17.ª edição é constituído por Fernando Pinto do Amaral, diretor do Plano Nacional de Leitura; José Luís Pires Laranjeira, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Luísa Marinho Antunes Paolinelli, professora da Universidade da Madeira, e Luiz Humberto Marcos, diretor do MNI.

O Museu Nacional da Imprensa promove este concurso como forma de estimular a emergência de novos valores literários e difunde-o por todas as escolas do país.