5 Sentidos

Edição online da revista ‘Translocal’ disponível amanhã

O Funchal estará no centro da reflexão das culturas contemporâneas, esta terça-feira, como nova revista e Ciclo de Conversas promovido pelo UMa-CIERL em parceria com a CMF

Amanhã, a partir das 18 horas, o Teatro Baltazar Dias acolhe um programa de iniciativas de âmbito científico e aberto ao público.
Amanhã, a partir das 18 horas, o Teatro Baltazar Dias acolhe um programa de iniciativas de âmbito científico e aberto ao público.

O Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira (UMa-CIERL), em parceria com a Câmara Municipal do Funchal, dedica o dia 26 de Setembro à reflexão em torno das culturas contemporâneas, promovendo a cidade do Funchal como centro e ponto de encontro para a comunidade científica. Amanhã, a partir das 18 horas, o Teatro Baltazar Dias acolhe um programa de iniciativas de âmbito científico e aberto ao público, que integra o lançamento da revista ‘Translocal. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas’ online e o arranque do ciclo de cinco conversas ‘A cidade para além de Natureza/Artifício’.

Apresentada no final de abril, a revista ‘Translocal. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas’ é um novo projecto editorial, a cargo de Duarte Santo e Ana Salgueiro, que “vai procurar reflectir o que é o Funchal” no seu espaço, mas também “vai pensar o Funchal a partir de outras geografias, com as comunidades migrantes, aquelas que existem lá fora e as comunidades estrangeiras que vivem cá e que acabam por interagir connosco na construção da identidade local”.

A edição em formato digital da revista é lançada e estará disponível online a partir de amanhã, tendo atualizações trimestrais. A ‘Translocal’ terá também uma edição em papel anual e o n.º 1, dedicada ao tema ‘(Trans)Localidade e Culturas Urbanas’, tem lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2018. A revista acolhe artigos, ensaios escritos e visuais, testemunhos e entrevistas, olhares cruzados sobre obras de artistas em diálogo com outros agentes culturais, divulgação cultural específica, recensões críticas e sugestões de leitura.

Ciclo De Conversas ‘A Cidade Para Além De Natureza/Artifício’