Mundo

Maduro reúne-se hoje com Putin

None

O Presidente da Venezuela Nicolás Maduro, envolvido num combate político com opositor Juan Guaidó, reúne-se hoje em Moscovo com o seu homólogo russo Vladimir Putin, onde será abordada a “ingerência de países terceiros” na Venezuela.

Numa mensagem Twitter, Maduro referiu que se desloca à Rússia para “reforçar” os laços históricos e muito positivos” entre os dois países. “A fraternidade que construímos durante anos é um eixo fundamental da construção de um futuro próspero na Venezuela”, escreveu na mensagem.

A última visita à Rússia de Nicolás Maduro remonta a Dezembro, onde foi recebido em Moscovo por Putin.

No poder desde 2013, o Presidente venezuelano foi reeleito para um segundo mandato em 2018, na sequência de um escrutínio boicotado pela oposição que rejeitou os resultados, à semelhança de dezenas de países.

No final de janeiro, o dirigente da oposição venezuelana, Juan Guaidó, autoproclamou-se presidente interino mas não conseguiu afastar o seu rival interno, incluindo através de um apelo a um “levantamento nacional” também dirigido aos militares.

Guaidó é reconhecido como presidente interino por cerca de 50 países, mas a Rússia e a China incluem-se entre os Estados que continuam a legitimar e apoiar Maduro.

Entre os países favoráveis a Maduro destacam-se os Estados Unidos, que adotaram numerosas sanções económicas destinadas a pressionar o Governo de Caracas, incluindo um embargo ao petróleo, o principal recurso da Venezuela.