Madeira

Verão fica-se pelo Sul

A Norte e nas zonas montanhosas estão previstos aguaceiros fracos e pouco frequentes

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

O Verão está hoje a Sul na ilha da Madeira com céu geralmente pouco nublado, revela o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A Norte e nas zonas montanhosas conte com períodos de muita nebulosidade e mesmo aguaceiros fracos e pouco frequentes até ao fim da manhã. O vento será moderado, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nos extremos Leste e Oeste da ilha da Madeira e nas zonas montanhosas, por vezes com rajadas até 60/70km/h.

No Funchal o céu estará geralmente pouco nublado e o vento será fraco. A temperatura máxima esperada é de 26ºC, 25ºC no Porto Santo.

Aos 26ºC chega também o Lugar de Baixo. Na lista de 25ºC de máxima estão Câmara de Lobos, o Porto Moniz, a Ponta do Pargo, São Vicente, Machico e Santa Cruz. Santana e Caniçal ficam-se pelos 24ºC.

As ilhas da Madeira e do Porto Santo continuam com risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta, com nível 10 e 9, respectivamente, pelo que é recomendado i uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

Quanto ao estado do mar, a temperatura mantém-se nos 21/23ºC, com ondas de Norte/Nordeste com 2,5 a 3 metros, diminuindo para 1,5 a 2,5 metros a Norte e com ondas de Sul/Sueste com 1 metro na costa Sul.