Madeira

Porto Santo precisa de dinheiro para resolver problemas

None

Neste momento, vice-presidente, Pedro Freitas, e presidente da autarquia do Porto Santo, Idalino Vasconcelos, estão a responder aos vários assuntos que a população expôs no período que lhe foi concedido na reunião de Câmara.

Os responsáveis da Câmara informaram os presentes que a edilidade precisa de dinheiro para ir resolvendo os vários assuntos, como a proposta para taxa turística, que foi aprovada na última reunião.

Sobre este assunto, o presidente da autarquia, Idalino Vasconcelos, esclareceu que o turista se vier por 10 dias, pagará 7 dias. Isto se a taxa turística passar na próxima Assembleia Municipal, que se realiza no dia 6 de Fevereiro.

Ainda falando sobre dinheiro, a edilidade portosantense informou ao público que a autarquia local é quem menos recebe do Estado Português, sendo cerca de um milhão e seiscentos mil euros.

Filipe Oliveira, do PS, disse que há cada vez mais descontentamento por parte da população em relação à Câmara, referindo que o Porto Santo está sem rumo.

Respondendo a Filipe Oliveira, o presidente da autarquia local relembrou este não resolveu alguns assuntos quando liderou a edilidade.

Já José António Castro, do Movimento Mais Porto Santo, disse que o movimento que preside faz uma oposição nos locais certos.

Além disso, enumerou algumas situações que o movimento tem trabalhado e denunciado, como a luz pública em falta.

Castro perguntou pelo programa de animação programado pela autarquia para este ano e o orçamento para esse efeito.

Lançou ainda indirectas sobre o ponto tão aguardado, isto é, a deliberação sobre a proposta de alteração ao número de vereadores em regime de tempo inteiro.

O vice presidente da autarquia, Pedro Freitas, respondeu a Filipe Oliveira sobre a taxa turística, referindo que o número dos hotéis e dormidas são iguais em relação aos últimos anos.

Mesmo assim, Filipe Oliveira pediu a Câmara um estudo mais bem elaborado em relação a esta matéria para apresentar na próxima Assembleia Municipal, onde a taxa turística vai ser discutida e votada.

Também Filipe Oliveira fez alusão ao ponto três, ou seja, à possibilidade de mais uma vereação.

Já em relação à falta de luz abordada por Castro, o vice-presidente da autarquia disse que a câmara já fez chegar esse problema à administração da EEM e que tudo será resolvido.