Madeira

Farmacêutico da costa norte vai comandar a Secretaria do Mar e Pescas

Com a ida para o Governo Regional, Teófilo Cunha deixa a Câmara de Santana, que conquistou para o CDS em 2013. FOTO JOANA SOUSA/ASPRESS Ver Galeria
Com a ida para o Governo Regional, Teófilo Cunha deixa a Câmara de Santana, que conquistou para o CDS em 2013. FOTO JOANA SOUSA/ASPRESS

Teófilo Alírio Reis Cunha, de 50 anos, natural da Venezuela, licenciado em Ciências Farmacêuticas, vai dirigir a nova Secretaria Regional do Mar e Pescas. Além de farmacêutico (era director técnico e proprietário da farmácia de São Jorge até se envolver mais intensamente na actividade política), o novo secretário tem uma actividade profissional e política diversificada. Apaixonado pelos vinhos, criou uma empresa vinícola e uma marca com o nome da sua família, ‘Reis da Cunha’, em Junho de 2004, sociedade que viria a extinguir em Outubro de 2008. Criou também uma pequena empresa de turismo rural, ‘Lagar da Avó’, juntamente com os irmãos, da qual ainda é sócio.

É secretário-geral do CDS e já foi eleito para diversos cargos (presidente de junta, presidente da Câmara e deputado). Eis um resumo do seu percurso.

Formação académica:

- Licenciatura em Ciências Farmacêuticas, pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

- Pós-Graduação em Enologia e Viticultura pela Universidade Católica do Porto.

Percurso profissional:

- Desenvolveu atividade no Sindicato Nacional dos Farmacêuticos.

- Trabalhou como farmacêutico adjunto em duas farmácias do Porto

- Director técnico de farmácia no Funchal

- Director técnico e proprietário da farmácia da freguesia de S. Jorge (Santana).

Percurso político:

- Deputado municipal na Assembleia Municipal de Santana e vogal da Assembleia de Freguesia de São Jorge, de 2001 a 2009.

- Eleito presidente da Junta de Freguesia de São Jorge de 2009 a 2013 e consequentemente deputado municipal por inerência.

- Eleito em 2011 até 2013 deputado da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira

- Eleito presidente da Câmara Municipal de Santana nos mandatos 2013-2017 e 2017-2021.

- Eleito presidente da Associação de Municípios da Madeira (AMRAM) em 2017.