Madeira

Céu muito nublado na Madeira e Porto Santo com risco muito elevado

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

A previsão do estado do tempo para esta segunda-feira, 2 de Setembro de 2019, no arquipélago da Madeira é de períodos de céu muito nublado, inclusive podendo haver aguaceiros em geral fracos nas vertentes norte e terras altas.

O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 km/h) de nordeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha, em especial até final da manhã.

Na zona do Funchal o mesmo cenário de períodos de céu muito nublado, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e vento igualmente fraco (inferior a 15 km/h).

Quanto ao estado do mar, a costa Norte terá ondas de nordeste com 1 a 2 metros e a costa Sul apresentará ondas de sueste com 1 metro. A temperatura da água do mar será de uns amenos 22 a 23ºC.

E uma vez que estamos no Verão, saiba que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) calcula que a ilha do Porto Santo vai estar hoje sujeito a um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto a Madeira apresentam risco elevado.

Portanto, apesar das previsões de céu muito nublado, não se esqueça que os raios UV também ‘queimam’ mesmo não estando sol escaldante.