5 Sentidos

Último dia do Portugal Fashion com Marques’Almeida e Alves/Gonçaves

None

O 45.º Portugal Fashion encerra hoje com Alves/Gonçalves na Alfândega do Porto, mas o evento arranca pela manhã com a dupla Marques’Almeida na Casa de Serralves, onde está patente a exposição “Paula Rego. O grito da Imaginação”.

Em setembro, a dupla Marques’Almeida participou na Semana da Moda de Londres, com uma coleção de moda feminina para a primavera/verão 2020, assente nos valores de inclusão e da diversidade com referências que iam do estilo dos anos 1950 aos movimentos ‘punk’ e ‘grunge’.

Hoje, pelas 11:00, a coleção da marca portuguesa sediada em Londres apresenta-se na Semana da Moda do Porto, para desfilar na Casa de Serralves, onde se encontra patente a exposição “Paula Rego. O grito da imaginação”, inaugurada na passada quinta-feira.

O último dia do 45.º Portugal Fashion continua depois no seu ‘quartel general’, o edifício da Alfândega do Porto, por onde vão desfilar coleções de criança, ao início da tarde, a partir das 15:00, seguidas da apresentação da coleção “Gadidae”, de Alexandra Moura.

Alexandra Moura, primeira ‘designer’ portuguesa a fazer parte do calendário oficial da Semana da Moda de Milão (em fevereiro passado), apresenta, pelas 16:00, a sua coleção “Gadidae”, dedicada aos bacalhoeiros e às mulheres dos pescadores, que ficavam em terra à espera do regresso dos seus homens.

Durante a tarde os desfiles prosseguem com a marca Miam (17:00), Pedro Pedro for Galp (18:00), Concreto (19:00) e Susana Bettencourt (20:00).

O início da noite é dedicado, a partir das 21:30, ao setor do calçado e carteiras, com marcas como a Fly London, Rufel, Eureka ou Nobrand no ‘lineup’.

A noite encerra com as coleções da ‘designer’ Maria Gambina e da dupla de criadores Alves/Gonçalves, na Alfândega do Porto.

Pela 45.ª edição já passaram coleções de várias marcas e ‘designers’ como Miguel Vieira, Hugo Costa, Katty Xiomara, Luís Buchinho, Inês Torcato, Estelita Mendonça, David Catalán, Diogo Miranda, Sophia Kah, entre outros.

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e financiado pelo Portugal 2020 no âmbito do Compete 2020, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.