LREC iniciou hoje novo plano de monitorização e identificação de novas zonas de risco em São Vicente
Uma equipa do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) deslocou-se, esta segunda-feira, à costa Norte da Madeira, mais concretamente ao local onde ocorreu a derrocada que deixou parcialmente obstruída a Via Expresso, junto ao túnel da Ladeira da Vinha, no sentido São Vicente, dando continuidade aos trabalhos de identificação e avaliação dos pontos de risco naquela zona.
Embora uma equipa de rocheiros da Direcção Regional de Estradas já tenha estado a avaliar as condições da escarpa, e de se ter constatado que estavam reunidas as condições para a reabertura à circulação automóvel da via afetada, já no final do próprio dia da ocorrência, a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil, delineou de imediato um novo plano de monitorização que passará, numa primeira fase, pela identificação de novos pontos de risco e caracterização das principais patologias geológicas na escarpa sobranceira à VR2 e nas imediações do rastro da derrocada ocorrida e, numa fase posterior, à recolha de dados e à modelação tridimensional da escarpa para análise da projeção de novos blocos rochosos a partir dos referidos pontos críticos.
Segundo nota à imprensa, estes trabalhos vão procurar e identificar fendas, fraturas, blocos instáveis e outras fragilidades da encosta, bem como os locais que parecem ter maior probabilidade de provocar novas quedas de pedras.
A localização exata desses pontos críticos será feita através de geolocalização, ferramenta que fornecerá coordenadas precisas para a modelação em 3D e simulação das trajetórias de queda e material rochoso, permitindo identificar, antecipadamente, os blocos perigosos e as zonas que poderiam ser atingidas em caso de novas derrocadas.
A Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas volta a lembrar que esta não é uma intervenção isolada, mas sim a continuidade de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos pelo Governo Regional na mitigação deste tipo de ocorrências e proteção das infraestruturas rodoviárias em toda a Região.
Das muitas intervenções importantes pela sua relevância na segurança das populações e utentes da rede viária regional e que já foram concretizadas pelo Governo Regional, destaque para a obra no Túnel João Abel de Freitas e troço de ligação à Via rápida (Pestana Júnior); para o Troço Estreito da Calheta/Jardim do Mar; para o Talude da Cruzinha, na Estrada Regional 103 (no Faial); Talude das Casas Próximas, na Estrada Regional 110 (Porto da Cruz); no Talude do Colmeal e na Estrada Regional 107 (Curral das Freiras). Investimentos que rondaram os 52 milhões de euros e beneficiaram diretamente uma população estimada em mais de 110 mil pessoas.
No presente momento é de realçar ainda a empreitada de prevenção e mitigação do risco de derrocada que está a decorrer na Estrada Regional 103 no Cabouco, na freguesia de São Roque do Faial, concelho de Santana, bem como a monitorização permanente de um talude que está a ser levada a cabo pelo LREC, no Sítio da Seara Velha, no Curral das Freiras, na decorrência da derrocada, ocorrida em março deste ano, e que servirá para detetar deslocações no interior do maciço e acompanhar a estabilidade da escarpa.
No final do passado mês de Julho, foi lançado um concurso público para a estabilização de quatro taludes em Estradas Regionais (da Meia Légua, Lombo das Faias, Longueira e Serrado), com valor base a rondar os 6,3 milhões de euros.