O Mestre Francisco Simões, desapareceu-nos
O Mestre Francisco Simões, renomado desenhista, ceramista, gravador, pintor, ilustrador e célebre Escultor. Um extraordinário multifacetado.
Esculpiu como ninguém as mulheres, centro da sua Obra criadora. O Parque dos Poetas, Oeiras, a visitar!, é o apogeu da sua veia escultórica, onde figuram Poetas: Desde Camões a Pessoa, Ruy Belo, O’Neill, Sophia, até José Gomes Ferreira ou Eugénio de Andrade. Refira-se, esta concretização teve o embrião em dois amigos, vultos da cultura: David Mourão-Ferreira e Francisco Simões. Ainda, em Oeiras, o Município perpetuou-o com: Avenida Francisco Simões, Escultor. Homenagem reconhecida e justa, pelo seu percurso artístico, pedagógico e humano. Com estes elevados atributos serviu magnificamente a Ilha da Madeira, amando-a!
Premiado em 2018 e 2023 pelo seu virtuosismo escultórico. Deixa um legado, que atravessa geografias, gerações e disciplinas.
Um pormaior: a oferecida estátua sobre o ‘’Amor de Perdição’’, sita no Porto, da autoria do Mestre, Francisco Simões, foi violenta e grosseiramente censurada, por Ilda Figueiredo(PCP/CDU) e pelo notável escritor, Mário Cláudio. Escrevi, para o ‘’Público’’: ‘Em defesa de Francisco Simões e da sua honra!’. O jornal, dito de referência, transformou a exclamação em ponto de interrogação(!). É o jornalismo - Sonae, no seu máximo ‘’esplendor’’...
Conheci o Francisco, através do meu Mestre Maestro, Eduardo Paes Mamede, outro vulto! O Escultor teve a bondade de ser meu amigo e franqueou-me o seu imenso atelier de árduo labor. À entrada, deparei-me com um desenho monumental, na dimensão e na perfeição - do Arcanjo Miguel! Comovi-me, de alegria: - O Mestre Francisco Simões foi tocado pela mão do Universo! De seguida, abraçou-me comovidamente. A sua generosidade tocou-me pela oferta, com dedicatória, da sua volumosa e brilhante Antologia, ‘Francisco Simões, Escultura, Desenho, Cerâmica’, Obra-prima!
Francisco Simões ‘não’ morreu, só fisicamente desapareceu. Encontrar-nos-emos na Eternidade!
Seu muito Amigo que Ama a sua Obra!,
Apostila: Palmas!, e muitas, para a opinião, ‘Francisco Simões, um artista maior do que a ilha’, aqui dadas à Luz, de Francisco Oliveira. Um bem-haja parabenizado!
Vítor Colaço Santos