Mais um dia de ir a votos
Este domingo, 18 de Janeiro de 2026, os portugueses regressam às urnas para eleger o novo Presidente da República, numa votação que se espera seja marcada pela elevada participação cívica e pela quantidade histórica de candidatos, num acto que decorre das 08h00 às 19h00 em todo o país, incluindo na Madeira.
Portugal vive uma das eleições mais fragmentadas da sua democracia, com 11 candidatos oficialmente admitidos pelo Tribunal Constitucional — o maior número de sempre.
Por ordem alfabética, os candidatos à presidência são:
• André Pestana – professor e
dirigente sindical;
• André Ventura – líder do Chega;
• António Filipe – jurista e
figura do PCP;
• António José Seguro – ex-líder
do PS;
• Catarina Martins – antiga
coordenadora do Bloco de Esquerda;
• Henrique Gouveia e Melo –
almirante na reserva e candidato independente;
• Humberto Correia – pintor e
ex-operário;
• João Cotrim de Figueiredo –
economista e ex-líder da Iniciativa Liberal;
• Jorge Pinto – engenheiro do
ambiente pelo Livre;
• Luís Marques Mendes – advogado
e antigo líder do PSD;
• Manuel João Vieira – músico e
artista plástico com campanha satírica.
Apesar de constarem 14 nomes nos boletins de voto, três candidaturas foram rejeitadas pelo Tribunal Constitucional por irregularidades — mas manter-se-ão no papel, com votos nesses candidatos a serem considerados nulos. Importante ao eleitor saber em quem não colocar a cruz.
Com um elenco tão diversificado, desde figuras da política tradicional a independentes e candidatos fora do espectro convencional, é amplamente esperado que nenhum concorrente atinja mais de 50% dos votos nesta primeira volta, o que tornará muito provável uma segunda volta, a realizar no dia 8 de Fevereiro. Marque já na agenda.
Na Região Autónoma da Madeira, onde a participação eleitoral, historicamente, tem vindo a diminuir - 42,71% em 2021 (39,26% no país); 45,50% em 2016 (48,66% no país); 47,92% em 2011 (46,52% no país); 58,19% em 2006 (61,52% no país); e 49,26% em 2001 (50,91% no país) - e onde o debate político nestas Presidenciais foi pouco intenso, estes sufrágios acompanham com interesse as dinâmicas nacionais e a forma como se traduzem nas escolhas dos eleitores madeirenses, num momento em que a Região também tem sido palco de discussão sobre questões sociais e de representação política. Praticamente dois anos de eleições consecutivas podem ter efeito, ou não, na participação nas urnas.
O facto destas eleições terem esse cariz particular de mais de uma dezena de candidatos pode contribuir para uma maior participação.
O presidente em exercício, Marcelo Rebelo de Sousa, termina o seu segundo mandato em poucas semanas e não sendo elegível para reeleição, abre caminho a uma nova liderança no mais alto cargo do Estado português. Os eleitores portugueses têm a palavra hoje e/ou dentro de três semanas.
Outros assuntos em agenda
11h00 - Marítimo vs FC Porto para a Taça de Portugal feminina, no Estádio da Imaculada Conceição
11h00 - Festa de Santo Antão, com a tradicional Bênção dos Animais junto à estátua do gato Jackson, além da missa a decorrer na Igreja Paroquial de Santa Maria Maior (Igreja do Socorro)
11h45 - CAB vs Benfica para a Liga feminina de basquetebol, no Pavilhão do Clube Amigos do Basquete
13h00 - PAOK - Madeira SAD para a EHF European Cup de andebol, jogo a decorrer na Grécia
14h00 - Lusitânia de Lourosa vs Marítimo da II Liga, no Estádio Carlos Osório.
15h00 - AD Machico vs Monção para o Campeonato de Portugal, no Estádio de Machico
16h00 - Missa Nova do Padre Marcos Rebelo, na Igreja Matriz da Calheta
Efemérides
Estes são os principais acontecimentos registados neste mesmo dia 18 de Janeiro, o Dia Internacional do Riso, o Dia Mundial da Neve e o Dia Mundial das Religiões.
1367 - D. Fernando é aclamado Rei de Portugal.
1509 - Duarte Pacheco Pereira derrota o corsário francês Mondragon.
1535 - O conquistador espanhol Francisco Pizarro funda a cidade de Lima, Peru.
1752 - Morre, aos 78 anos, em Lisboa, o arquiteto alemão Johann Friedrich Ludwig, João Frederico Ludwig, autor do projeto do Convento de Mafra.
1778 - O explorador britânico James Cook descobre as ilhas do Hawai.
1780 - A Rainha D. Maria I nomeia por decreto o antigo juiz do Crime do Bairro do Castelo de S. Jorge, Diogo Inácio de Pina Manique, intendente-geral da Polícia da Corte e do Reino.
1797 - A Coroa portuguesa extingue o cargo de Correio-Mor. A distribuição postal passa para a competência do Reino.
1870 - O Diário de Notícias inicia a publicação da primeira das quatro crónicas de Eça de Queiroz "De Port-Said a Suez" (carta sobre a inauguração do Canal do Suez).
1871 - Guilherme I é proclamado imperador alemão em Versalhes.
1919 - Começa a Conferência de Paz de Versalhes, França, com a participação de 70 delegados, representando os 27 países participantes na I Guerra Mundial 1914-1918. A delegação portuguesa é chefiada por Egas Moniz.
1934 - Revolta dos vidreiros da Marinha Grande contra o Estatuto Nacional do Trabalho da ditadura de Oliveira Salazar.
- Tem início a chamada "greve geral revolucionária", movimento de resistência operária ao Estado Novo.
1936 - Morre, aos 70 anos, Joseph Rudyard Kipling, escritor britânico, autor de "Kim" e "O Livro da Selva", Prémio Nobel da Literatura em 1907.
1943 - II Guerra Mundial. O Exército Vermelho ataca as forças alemãs em Leninegrado, atual São Petersburgo, obrigando-as a levantar o cerco no dia seguinte.
1956 - É constituído o Exército Nacional Popular da República Democrática Alemã.
1963 - A ditadura de Oliveira Salazar leva à Assembleia Nacional o projeto de Lei Orgânica do Ultramar, que contraria as resoluções das Nações Unidas (ONU).
1968 - Guerra Fria. Os Estados Unidos e a União Soviética (URSS) concordam na necessidade de estabelecer controlo sobre as armas nucleares dos dois países.
1969 - É constituído o Comité de Mobilização e Apoio aos Povos das Colónias Portuguesas na Conferência de Solidariedade Internacional de Cartum, Sudão.
1976 - Realiza-se o primeiro voo comercial do avião supersónico Concorde, entre Londres (Inglaterra) e o Bahrein.
1981 - Os Estados Unidos e o Irão concluem o acordo final sobre a libertação dos 52 reféns norte-americanos.
1984 - Morre, aos 46 anos, o poeta português José Carlos Ary dos Santos, autor de "Adereços, Endereços" (1965), "Insofrimento in Sofrimento" (1969), "Fotos-grafias" (1971) e "As Portas Que Abril Abriu" (1975).
1987 - Morre, com 75 anos, o pintor italiano Renato Guttuso.
1989 - O primeiro-ministro, Aníbal Cavaco Silva, inaugura formalmente as instalações da Agência de Notícias Lusa, em Benfica, Lisboa.
1990 - Começam as operações de limpeza do litoral da ilha do Porto Santo, na Madeira, atingida por uma maré negra.
1991 - Guerra do Golfo. Telavive e Haifa (Israel) são atingidas por mísseis Scud lançados pelo Iraque.
1994 - O Tribunal Constitucional decide, por unanimidade, indeferir o pedido de extinção do Movimento de Acção Nacional feito pela Procuradoria-Geral da República (Acórdão nº. 17/94)
- A Democracia Cristã italiana retoma o primitivo nome Partido Popular Italiano (PPI), o primeiro partido político democrata-cristão a ser fundado em Itália (em 1919, pelo padre Luigi Sturzo). A mudança de nome, para Democracia Cristã, deu-se em 1943.
1995 - Morre, aos 91 anos, o bioquímico alemão Adolf Friedrich Johann Butenandt, Adolf Butenandt, Prémio Nobel da Química em 1939.
2000 - O antigo chanceler alemão Helmut Kohl é obrigado a demitir-se de presidente honorário da União Cristã Democrata (CDU), por se recusar a revelar os nomes dos financiadores anónimos do partido alemão.
2005 - Começa a Conferência Mundial sobre a Redução de Desastres Naturais, em Kobe, no Japão, que propõe a criação de um sistema de alerta global para maremotos no Índico.
2006 - O Parlamento Europeu rejeita em Estrasburgo a proposta de diretiva (lei europeia) sobre a liberalização dos serviços portuários.
- O Parlamento Europeu aprova a constituição de uma comissão temporária para analisar as informações sobre o presumível transporte ilegal de prisioneiros e a existência de prisões secretas dos serviços secretos norte-americanos (CIA) na Europa e/ou em países candidatos à adesão, e também a eventual "cumplicidade" dos governos europeus.
- Morre, aos 82 anos, Leonardo Ribeiro de Almeida, advogado, ex-dirigente do PSD e ex-presidente da Assembleia da República, ministro da Defesa do primeiro Governo de Aníbal Cavaco Silva.
2007 - A casa do antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo, em Almoçageme, Sintra, é alvo de arresto de bens acionado por uma imobiliária inglesa.
2008 - A Assembleia da República aprova, com os votos do PS e do PSD, as alterações à Lei Eleitoral das Autarquias Locais, numa votação em que o deputado socialista Manuel Alegre se absteve por discordar da "distorção" da proporcionalidade.
- Morre, aos 87 anos, o argumentista italiano Ugo Mattone, Ugo Pirro, autor de filmes como "Um cidadão acima de qualquer suspeita" (1970) ou "O jardim onde vivemos" (1971), ambos galardoados com o Óscar para o Melhor Filme Estrangeiro.
2009 - Morre, aos 71 anos, Luiz Vasconcellos, empresário, sócio fundador do semanário "Expresso".
- Morre, aos 39 anos, João Aguardela, músico e compositor, mentor do grupo A Naifa e Os Sitiados.
2010 - O italiano Pierluigi Collina é eleito melhor juiz de futebol de todos os tempos pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, com sede na Alemanha.
- Mehmet Ali Agca, o turco que tentou matar o Papa João Paulo II em 1981, é libertado de uma prisão perto de Ancara, na Turquia.
2011 - O alemão Markus Merk, árbitro da final do Euro2004 disputada no Estádio da Luz entre as seleções portuguesa e grega, é considerado o melhor árbitro da primeira década do século XXI pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, num "ranking" em que o melhor português é Vítor Pereira (27.º).
- As autoridades russas concluem que a queda do avião polaco Tupolev-154, que matou, em 10 abril de 2010, o Presidente polaco, Lech Kaczynski, se deveu a pressões exercidas sobre a tripulação por um oficial da Força Aérea polaca que estaria alcoolizado.
- Morre, aos 80 anos, Marcel Marlier, ilustrador belga, criador de Anita (Martine).
2013 - A Assembleia da República aprova na generalidade o novo Código de Processo Civil, com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP e a abstenção do PS, PCP, BE e PEV.
2015 - O Governo do Mali e as Nações Unidas anunciam que o país está livre do Ébola, após terem sido registados 42 dias sem novos casos confirmados do vírus. No total, 21.296 pessoas foram infetadas com o Ébola desde o início do surto.
2016 - O Tribunal Constitucional declara a inconstitucionalidade das normas do Orçamento do Estado para 2015 que alteraram o regime das subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos tornando-as dependentes de condição de recursos.
- Morre, aos 89 anos, António Almeida Santos, presidente honorário do Partido Socialista, antigo ministro e ex-presidente da Assembleia da República.
- Morre, aos 91 anos, Michel Tournier, escritor e um dos grandes nomes da literatura francesa da segunda metade do século XX.
- Morre, aos 67 anos, Glenn Lewis Frei, cantos e compositor, fundador e guitarrista da banda de rock norte-americana 'Eagles'.
2018 - Morre, aos 89 anos, John Bernard Adie Barton, encenador britânico e membro mais antigo da Royal Shakespeare Company.
2019 - O parlamento chumba dois projetos de lei do Bloco de Esquerda (BE) e do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) para a legalização da canábis para uso recreativo, numa votação em que a bancada do PS se dividiu.
Arquivo do Parlamento
Artigos de legislaturas passadas disponíveis para o futuro.
- Morre, aos 53 anos, Marcelo Yuka, nome artístico de Fontes do Nascimento Viana de Santa Ana, músico e compositor brasileiro, um dos fundadores da banda de reggae/rock O Rappa.
2020 - O candidato a presidente do PSD, Rui Rio, é reeleito com 53,02% dos votos, derrotando o ex-líder parlamentar Luís Montenegro, que teve 46,98%.
- Morre, aos 71 anos, David Olney, cantor e compositor 'folk' norte-americano.
2022 - Morre, aos 66 anos, Lusia Harris, basquetebolista norte-americana, a única mulher a ser escolhida num 'draft' da Liga masculina norte-americana de basquetebol (NBA).
2023 - O ministro do Interior ucraniano, Denis Monastyrsky, o vice-ministro e outras 14 pessoas morrem na sequência da queda do helicóptero onde seguiam na cidade de Brovary, periferia de Kiev, Ucrânia.
- Morre, aos 81 anos, David Van Cortlandt Crosby, David Crosby, cantor e guitarrista norte-americano, membro fundador das bandas de rock dos anos 1960 Byrds e Crosby, Stills & Nash (mais tarde Crosby, Stills, Nash & Young).
- Morre, aos 92 anos, Paul Vecchiali, cineasta, argumentista, produtor e ator francês, assinou filmes como "Les Ruses du Diable" (1965), "Femmes Femmes" (1974) e "Requiem para uma mulher" (1979), entre outros. Fundou as produtoras Les Films de Gion, Unité 3 e Diagonale.
2024 - O Parlamento Europeu pede pela primeira vez um "cessar-fogo permanente" entre Israel e o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), mas apresenta como condições indispensáveis a libertação de todos os reféns e o desmantelamento da organização considerada terrorista.
Este é o décimo oitavo dia do ano. Faltam 348 dias para o final de 2026.
Pensamento do dia
"O resultado de uma grande guerra é sempre uma má litografia". Eça de Queiroz (1845-1900), escritor e diplomata português.
