Soprano Carmen Giannattasio no tradicional concerto da Festa da Flor
Espectáculo da Orquestra Clássica da Madeira, conduzido pelo maestro Gianluca Marcianò, acontece sábado, às 18 horas, no Centro de Congressos
Conforme noticiou o DIÁRIO na sua edição impressa, o tradicional concerto da Festa da Flor, organizado pela Orquestra Clássica da Madeira (OCM), contará, na edição deste ano, com a participação da soprano italiana Carmen Giannattasio, distinguida com o Primeiro Prémio e o Prémio do Público no ‘Concurso Plácido Domingo’s Operalia’ em Paris de 2002 e com o ‘Gramophone Opera Award em 2011’.
O espectáculo, sob a direcção do maestro Gianluca Marcianò, terá lugar no próximo sábado, dia 3 de Maio, pelas 18 horas, no Centro de Congressos da Madeira.
Há 27 anos que a OCM integra este evento na sua programação com a realização de um Concerto alusivo a esta festividade integrada no cartaz do Turismo da Madeira, considerado um dos mais belos e importantes cartazes da Região.
Carmen Giannattasio e o maestro Gianluca Marcianò propõe-nos um programa baseado em canções napolitanas e italianas, passando também pelas mais belas e desafiantes árias de ópera de todos os tempos, intercalado com obras orquestrais de carácter virtuoso e dramático a serem interpretadas pela Orquestra Clássica da Madeira.
Esta é mais uma proposta artística com obras de Ruggero Leoncavallo, Eduardo Di Capua, Paolo Tosti, Luciano Pavarotti, Ernesto de Curtis, Giuseppe 'Peppino' Turco, Gioachino Rossini, Salvatore Cardillo , Rodolfo Falvo e Pietro Mascagni.
Para este concerto a Orquestra Clássica da Madeira irá integrar na sua estrutura artística dois jovens madeirenses, um aluno do curso profissional de instrumentista do Conservatório – Escola das Artes da Madeira e outro a frequentar o ensino superior.
A decoração é um elemento considerado neste concerto da Festa da Flor. Como tal, serão apresentadas duas toalhas temáticas alusivas a este período, ricas em Bordado Madeira numa parceria com a Bordal-Bordados da Madeira e a ANSA.
“Esta parceria, com a Bordal, reu ne aquilo que nos orienta no desejo de dar ao pu blico o belo atrave s da arte, neste caso a Música e o Bordado Madeira”, regista Norberto Gomes. “É, pois, sob o lema ‘A Música é nosso património’ que a Orquestra Clássica da Madeira assume como sua responsabilidade de oferecer concertos com repertórios de elevada qualidade artística com a melhor companhia, o seu admirável público, contribuindo para o conhecimento e a dinâmica da própria sociedade, levando todo o esplendor da música a preencher os seus corações de alegria”, refere o director artístico da OCM.
Os bilhetes custam 20 euros (com descontos para seniores, jovens e crianças) e podem ser adquiridos na Ticketline, na Loja Gaudeamus, no Colégio dos Jesuítas, Rua dos Ferreiros ou no dia do concerto, a partir das 16 horas, no Centro de Congressos da Madeira.
Os alunos e formandos de todas as áreas artísticas do Conservatório-Escola das Artes da Madeira têm entrada livre mediante apresentação de cartão estudante e disponibilidade da sala.
PROGRAMA
Ruggero Leoncavallo [1857 1919] - Mattinata
Eduardo Di Capua [1865 - 1917] - O sole mio
Paolo Tosti [1846 - 1916] /arr. G. Chiaramello - 'A vucchella
Luciano Pavarotti [1935 - 2007] / arr. Fedor Vrtacnik - Non ti scordar di me
Ernesto de Curtis/ arr. Fedor Vrtacnik - Torna a Surriento
Giuseppe 'Peppino' [1903 - 1980] Turco & Luigi Denza [1846 - 1922] /arr. G. Chiaramello - Funiculi Funiculà
Gioachino Rossini [1792 - 1868] - La danza
Salvatore Cardillo [1874 - 1947] / arr. R. Negri - Core 'ngrato
Rodolfo Falvo [1873 - 1937] /arr. Luís Andrade - Dicitencello vuie
Eduardo Di Capua [1865 - 1917] / arr. R. Negri - I' te vurria vasà
Paolo Tosti [1846 - 1916] - Ideale
Gioachino Rossini [1792 - 1868] - La Gazza Ladra
Ruggero Leoncavallo [1857 1919] - I pagliacci Intermezzo
Pietro Mascagni [1863 - 1945] - Cavalleria Rusticana Intermezzo