DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Festival Regional de Teatro Escolar Carlos Varela envolve uma centena de alunos

Uma oportunidade para capacitar as novas gerações, afirma Jorge Carvalho

None

Teve início, esta manhã, na Escola Secundária Jaime Moniz, o Festival Regional de Teatro Escolar Carlos Varela. Participam nesta 33.ª edição cerca de uma centena de alunos que, ao longo dos próximos cinco dias, divididos por grupos de teatro de várias escolas da Região Autónoma da Madeira, subirão a palco, estando agendadas dez peças, sendo cinco em competição e as restantes a cargo de grupos convidados, conforme nota à imprensa da Secretaria Regional de Educação.

Na sessão de abertura, o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, considerou a iniciativa uma oportunidade para os alunos poderem afirmar o seu talento.

«Esse talento resulta das suas motivações, mas sobretudo da possibilidade que as nossas escolas proporcionam aos alunos para o poderem desenvolver, através do acompanhamento e da competência dos nossos professores. O que se espera do sistema educativo é que possa capacitar as novas gerações para os desempenhos futuros e essa capacitação, quer do ponto de vista curricular quer do ponto de vista extracurricular, só é possível porque há um conjunto de professores de diferentes áreas que se empenham diariamente para que os alunos possam realizar os sonhos e concretizar os seus objetivos. É através deste ecossistema de escolas competentes, professores capazes, alunos motivados, empenhados e talentosos, que afirmamos a Educação na Região Autónoma da Madeira.» Secretário regional de Educação

Neste Festival Regional de Teatro Escolar Carlos Varela serão atribuídos os prémios de Melhor ator, Melhor atriz, Melhor sonoplastia, Melhor encenação, Melhor texto, Melhor Realização Plástica e Prémio Carlos Varela, bem como menções honrosas e louvores.