DNOTICIAS.PT
Fact Check Madeira

Terá Rui Marote ficado mais tempo na Associação de Futebol do que Fidel na presidência de Cuba?

None

“É com orgulho que me despeço dos anos que estive à frente da Associação de Futebol da Madeira (AFM).” A frase de Rui Marote foi dita, no sábado, durante a visita do presidente do Governo Regional à sede da instituição, agora renovada. O histórico presidente da AFM concretizou as razões do orgulho. A instituição “sempre foi a maior associação desportiva da Madeira” e, hoje, conta “com mais de 6 mil atletas federados”.

Rui Marote recordou que a AFM esteve, há 10 anos, “na iminência de ser encerrada”, o que não aconteceu por intervenção do visitante Miguel Albuquerque e do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes.

Se a AFM tivesse sido encerrada há 10 anos, Rui Marote não teria completado 42 anos como dirigente. Um número de relevo e que, à notícia do evento de sábado, levou, entre os vários comentários suscitados nas redes sociais do DIÁRIO, a que um leitor tenha afirmado que Rui Marote “quebrou o recorde de Fidel Castro”, o que “não é para todos”.

Mas será verdade que Rui Marote bateu o ‘recorde’ de Fidel Castro?

Para verificarmos a veracidade da afirmação socorremo-nos dos conhecimentos transmitidos pela Enciclopédia Britânica, disponibilizada on-line, além de confirmarmos os dados em várias outras fontes credíveis de informação, como jornais e trabalhos universitários.

Não analisámos se permanecer tanto tempo em um cargo é comum, pois isso é evidente. Centrámo-nos no essencial, que passou por confirmar quantos anos passou Fidel Castro no poder, isto é, na liderança política de Cuba.

Os dados oficiais mostram que Fidel assumiu o poder em 1959 e deixou-o em 2008, tendo completado 49 anos na liderança daquele país.

Fidel Castro (1926-2016) foi o principal político responsável pela transformação de Cuba no primeiro estado comunista das Américas.

Depois de lutar contra a ditadura de Batista alinhada com os Estados Unidos, liderou a Revolução Cubana e assumiu o poder, como referido, em 1959.

Sob a sua liderança, Cuba adoptou políticas radicais, como a nacionalização de indústrias e uma reforma agrária, o que gerou tensões com os Estados Unidos.

Fidel Castro consolidou um regime de partido único, implementando reformas sociais, mas também enfrentou dificuldades económicas, especialmente após o fim da União Soviética, principalmente devido às sanções impostas pelos Estados Unidos, seu vizinho.

Em 2006, Fidel passou o poder a seu irmão Raúl devido a problemas de saúde, e em 2008, renunciou definitivamente.

Os 42 anos de Rui Marote à frente da AFM comparam com os 49 de Fidel Castro na liderança de Cuba. Portanto, é evidente que o presidente cessante da AFM não superou Fidel Castro, tornando falsa a afirmação do leitor.

Apesar de ser incomum passar mais de 40 anos na liderança política de um País, Fidel está longe de ser caso único. Vejamos apenas mais alguns exemplos: Kim Il-sung – Coreia do Norte – 1948-1994 – 45 anos; Paul Biya – Camarões – 1982-presente – 45 anos; Muammar Gaddafi – Líbia – 1969-2011 – 42 anos; Teodoro Obiang Nguema – 1979-actual – 44 anos.

Na pesquisa que realizámos, não consideramos monarcas. Se o tivéssemos feito, o primeiro lugar seria de Elizabete II, rainha do Reino Unido entre 1952 e 2022.

“Quebrou o recorde de Fidel Castro. Não é para todos” – S. Freitas, no Facebook do DIÁRIO