Governo Regional apoiou 590 projectos de criação do próprio emprego desde 2015
A secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude referiu, esta manhã, que desde 2015, o Governo Regional soma 590 projectos e 987 empregos criados ao abrigo do CRIE, um projecto de criação do próprio emprego, que apoia pessoas desempregadas a transformar uma ideia num projecto e o projecto numa vida autónoma. Em 2025 foram aprovados 35 projectos.
Paula Margarido falava na abertura do seminário ‘Políticas Públicas de Emprego – Perspetiva Europeia, Nacional e Regional’, que decorre no Colégio dos Jesuítas. Na ocasião, referiu que “mais do que números, estes programas geram economia, responsabilidade e dignidade”.
Ministra rejeita “receitas do passado” e quer projectar Portugal para o futuro
Maria do Rosário Ramalho afirmou, hoje, que a discussão do anteprojecto trabalho XXI colocou em contraste dois caminhos para Portugal, sendo que existe um que insiste nas ‘receitas’ do passado, esperando que as mesmas tenham resultados diferentes, e um outro que aposta na mudança. Por isso, o Governo pretende um caminho “mais transformador, mais ousado e que pretende projectar Portugal para um novo futuro”.
O Governo Regional tem activos outros programas que apoiam a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, bem como pessoas em requalificação. Os fundos europeus têm sido “decisivos para apoiar medidas de criação de emprego, requalificação profissional e inclusão activa, permitindo transformar orientações europeias em respostas concretas no território e na vida das pessoas”.