Francisco Franco recebe aula de astronomia de Miguel Gonçalves
Cara conhecida da televisão, há anos a dar lições sobre a temática, o professor irá estar na Secundária na próxima segunda-feira
Com o tema '10 Imagens, Imensas Histórias', a Escola Secundária Francisco Franco recebe na próxima segunda-feira, 24 de Novembro, a partir das 10h00, "o formador e comunicador de Ciência, Miguel Gonçalves", no âmbito do Dia Mundial da Ciência e do Dia Nacional da Cultura Científica, que se assinala nesse dia.
De acordo com a ESFF, "a conferência, que vai ser proferida na Sala de Sessões, será uma viagem visual através de dez imagens marcantes, que servem de ponto de partida para explorar algumas das questões mais profundas do cosmos, do tempo ao infinito, do micro ao macro, e da forma como a Humanidade compreende o que a rodeia".
Uma iniciativa que "pretende, entre o deslumbramento e a reflexão, entre os alertas e a esperança, convidar a olhar o Universo com novos olhos e a repensar o papel da ciência nestes tempos desafiantes", salienta.
Currículo e reconhecimento
"Miguel Gonçalves nasceu no Porto, a 10 de maio de 1978, mas passou a infância e a juventude em Castelo Branco. Em 1996 regressou à cidade Invicta para ingressar na licenciatura em Física/Matemática Aplicada (ramo de Astronomia) na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Formador e comunicador de ciência, colaborou com o Planetário do Porto, onde desempenhou funções como monitor do planetário portátil. Em 1997 foi convidado para coordenador nacional da The Planetary Society (Sociedade Planetária), a maior organização espacial não governamental do mundo, cargo que exerceu até fevereiro de 2019.
Durante cerca de uma década trabalhou também no meio editorial e livreiro.
É conhecido do grande público pela rubrica 'A Última Fronteira', transmitida na RTP1, RTP3, RTP África e RTP Internacional, inserida no programa 'Bom Dia Portugal'. Foi ainda comentador de Astronomia e Exploração Espacial no 'Jornal 2' (RTP2) e no '24 Horas' (RTP3).
Durante dois anos assinou uma coluna sobre exploração espacial no 'jornal i' e é atualmente cronista da revista 'JN História'.
Desde Fevereiro de 2020 integra o Conselho Consultivo do Instituto Geofísico da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Em 2023 foi galardoado com o Prémio Ciência Viva Media.
Actualmente é gestor de promoção e divulgação de ciência da Fundação da Juventude do Porto.