JPP apela ao pagamento do "apoio prometido" pelo GR aos produtores de castanha
O Juntos Pelo Povo (JPP) apelou esta terça-feira, 21 de Janeiro, ao pagamento "o mais urgente possível" do apoio prometido aos produtores de castanha do Curral das Freiras pelo Governo Regional.
Em nota emitida, o partido atenta que "até hoje, [está] tudo na mesma" depois de, "há precisamente um ano e dois meses, Miguel Albuquerque e a secretária regional da Agricultura, Pescas e Ambiente, Rafaela Fernandes, se comprometerem a distribuir um total de 60 mil euros pelos produtores de castanha do Curral das Freiras, como forma de os compensar dos prejuízos resultantes da quebra de 80% na produção, na campanha de 2023".
“É uma desconsideração aos produtores, gente humilde que vive do seu trabalho na terra”, diz o deputado do JPP, Miguel Ganança, exigindo que o Governo Regional assegure as verbas anunciadas.
Voltamos a apelar novamente ao bom senso e ao cumprimento da palavra dada por Miguel Albuquerque e pela secretária regional da Agricultura, Pescas e Ambiente aos produtores, em novembro de 2023”, recomenda o parlamentar. “O nosso único propósito é que os agricultores recebam a ajuda prometida, precisam dela, faz-lhes falta, não faz sentido nenhum toda esta encrenca, ninguém considera razoável levar um ano e dois meses a desbloquear uma ajuda muito importante para pessoas com baixos rendimentos. Miguel Ganança, JPP
O parlamentar considera que “este caso é um exemplo flagrante de má governação, de falta de compromisso e sentido institucional”, afiançando que “numa solução governativa JPP estas situações não aconteceriam”.
“Isto é claramente assobiar para o lado, é a normalização da anormalidade e isso com o JPP é impensável”, sublinha o deputado do JPP, acrescentando que “é preciso falar a verdade às pessoas e trazer a confiança de volta à vida pública.”
Miguel Ganança alerta que além da perda acentuada da produção e consequente redução dos rendimentos, os produtores viram os soutos fustigados pelos incêndios de agosto de 2024.