DNOTICIAS.PT
Madeira

Consumidores movimentaram 500 milhões de euros em três meses na Madeira

Valor agregado dos levantamentos e das compras através de terminais de pagamento automático da rede SIBS superou no 1.º trimestre os 632 milhões de euros

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

O movimento com cartões da rede SIBS, que junta o Multibanco, MB Way, MB Net, a Cartosis e a ATM Express, ascendeu nos três primeiros meses de 2024 a mais de 632 milhões de euros, representando na Madeira um aumento de 7% face a igual período do ano passado. De acordo com os dados do Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) divulgados esta manhã pela Direcção Regional de Estatística da Madeira 500 milhões de euros foram movimentados com cartões nacionais e 132 milhões com internacionais.

Os dados do "1.º trimestre de 2024 mostram que os montantes relativos às duas principais operações da rede SIBS (levantamentos e compras através de terminais de pagamento automático-TPA), considerados no seu conjunto, ascenderam aos 632,4 milhões de euros (2,6% do total nacional), significando um incremento de 7,0% comparativamente ao período homólogo (+6,4% no País). Este crescimento foi maioritariamente impulsionado pelo aumento de 10,4% verificado nas compras através de terminais de pagamento automático (+9,7% a nível nacional), enquanto os levantamentos decresceram 1,1% em termos homólogos (-0,8% no País)", explica.

Ainda de acordo com a DREM, "o acréscimo global atrás mencionado derivou quer do aumento de 9,0% verificado nos movimentos com cartões internacionais, quer dos cartões nacionais, que cresceram 6,4%. No todo nacional, as variações foram de +13,3% e de +5,8%, pela mesma ordem" e na desagregação dos levantamentos em nacionais e internacionais, "observa-se que os primeiros totalizaram, no 1.º trimestre do corrente ano, 159,6 milhões de euros, decrescendo 0,3% face ao período homólogo, enquanto os segundos perfizeram 14,1 milhões de euros, -9,5% que no mesmo período de 2023".

Por sua vez, "as compras através de TPA feitas com cartões nacionais rondaram os 340,5 milhões de euros (+9,9% que nos primeiros três meses de 2023), enquanto as compras realizadas com cartões internacionais ascenderam aos 118,2 milhões de euros (+11,8% que no período homólogo)", dando assim ênfase a uma cada vez maior disponibilidade dos consumidores em pagar com cartão, deixando de lado o dinheiro físico.

E a verdade é que nestes primeiros três meses de 2024, "as compras realizadas através de TPA foram maioritariamente efetuadas nos setores de 'Comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis e motociclos' (57,8% do total) e 'Alojamento, restauração e similares' (22,9% do total)", simplifica a percepção dessa ideia. "O conjunto dessas duas subclasses da Classificação de Atividades Económicas (CAE Rev.3) concentrou 80,8% do total das compras mencionadas. Nesses setores, foram observados aumentos homólogos de 9,4% e 11,6%, respetivamente", acrescenta.

Também notório, mas não uma novidade, é a concentração dos movimentos na capital madeirense, uma vez que "no Funchal foram movimentados 392,2 milhões de euros, que correspondem a 62,0% do total da Região". Em sentido oposto, "o Porto Moniz foi o município com o movimento mais baixo, ficando-se pelos 4,3 milhões de euros. A Ribeira Brava apresentou a variação homóloga mais elevada (+14,8%), em contraponto com a Calheta, que surge com a variação menos pronunciada (+3,6%)", termina a síntese.