DNOTICIAS.PT
Madeira

GESBA passa a pagar mais cinco cêntimos por quilo à banana entregue pelos produtores

Bagos também passam a ser valorizados a cinco cêntimos, satisfazendo uma reivindicação dos bananicultores evitando desperdício

None

A GESBA - Empresa de Gestão do Sector da Banana prepara-se para pagar mais cinco cêntimos por quilo de banana aos bananicultores que fazem a entrega da produção directamente nos centros de recolha da empresa. Na prática passarão a ser pagos mais 20 cêntimos por quilo, já a partir de Maio.

Esta foi uma das três medidas que a nova administração da empresa pública do sector da banana pretende implementar de imediato, conforme deu conta ao Grupo Parlamentar do PSD, na Assembleia Legislativa da Madeira, na visita que os deputados fizeram esta manhã ao Centro de Processamento de Banana, em São Martinho.

Entre as outras medidas a colocar em prática, e que foram apontadas pelo deputado Nuno Maciel, está a contratação de mais operacionais, tanto para o apoio no corte, como para o processamento, de modo a evitar situações como a que se verificou no Verão passado.

Já em vigor está o pagamento de cinco cêntimos por bago, que até agora eram não eram aproveitados, uma reivindicação dos bananicultores há já algum tempo.