DNOTICIAS.PT
Madeira

Governo renova protocolo de colaboração no projecto escolas-piloto de Alemão

Disciplina de Alemão consta da oferta formativa de 17 escolas, abrangendo 770 alunos

None

O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, recebeu, esta tarde, no seu Gabinete, a Embaixadora da Alemanha em Portugal, Julia Monar, com o intuito de renovar o protocolo de colaboração no projecto escolas-piloto de Alemão na Região.

O documento, subscrito pela Secretaria Regional de Educação, através da Direcção Regional de Educação, a Associação Portuguesa de Professores de Alemão (APPA) e o Goethe-Institut, visa dinamizar e apoiar uma rede de escolas que possam desenvolver trabalho colaborativo e constituir um exemplo de boas práticas, promover e disseminar actividades e experiências pedagógicas inovadoras na área do Alemão como Língua Estrangeira, impulsionar a aprendizagem do Alemão no ensino profissional, visando facilitar a inserção no mercado de trabalho e o reforço da empregabilidade, e incrementar o interesse pela língua e cultura alemãs na sociedade portuguesa.

Satisfeita com o que observou na Escola Básica com Pré-escolar da Calheta, uma das escolas abrangidas pelo protocolo, Julia Monar não esconde que gostaria de ver incrementado o número de alunos de Alemão. "Eventualmente começando mais cedo o ensino. O Alemão é uma língua que pode ser muito útil aos alunos que queiram trabalhar na área do Turismo, que é tão importante na Madeira, ou no Centro Internacional de Negócios", exemplificou a embaixadora, classificando a sua língua materna como uma boa oportunidade de empregabilidade na RAM.

Hoje na recepção do hotel fui cumprimentada em alemão, tal como no Museu das Mudas, e isso para os turistas alemães é muito confortável, dá-lhes uma outra segurança, especialmente para aqueles mais idosos que não falam outra língua. No fundo, os madeirenses saberem falar alemão constitui um fator de atratividade para os turistas alemães, reforça a sua hospitalidade, para além de tudo o mais que a ilha oferece, nomeadamente a sua natureza Julia Monar, embaixadora da Alemanha em Portugal

Na Região Autónoma da Madeira, no corrente ano lectivo, a disciplina de Alemão consta da oferta formativa de 17 escolas, abrangendo 770 alunos, divididos por 78 turmas e ministrado por 33 docentes.