DNOTICIAS.PT
Regionais 2024 Madeira

PAN Madeira recebe denúncias sobre a falta de respostas na Saúde

None

PAN Madeira informa que recebeu denúncias sobre a falta de respostas no âmbito da saúde para os casos de endometriose, uma condição médica que afcta as mulheres.

O partido considera "inaceitável não haver uma resposta" efectiva nesta área na Região, ficando as utentes obrigadas a se deslocar ao Continente para fazer exames e receber os devidos tratamentos, tendo que fazer os mesmos no privado.

A desvalorização que é feita pelos/as profissionais nesta matéria é de lamentar, estamos no séc. XXI e não podemos continuar a basear a medicina no sexo masculino. Com tanta informação e evolução na investigação, não se aceita que não se olhe para a mulher com as especificidades que acarreta e que continuemos a ser coniventes com a normalização da dor e do sofrimento. Mónica Freitas, deputada do PAN Madeira

O partido está a acompanhar a página e o trabalho de divulgação da Mariana, 'entrelinhasdador' que alerta para esta doença descrita como incapacitante e devastadora.

A deputada única do partido irá utilizar os instrumentos disponíveis da Assembleia para questionar a Secretaria sobre este mesmo assunto, na procura de respostas e alternativas que garantam o acesso à saúde gratuita e de qualidade que é exigida, não esquecendo a importância da equidade nos tratamentos médicos que merecem formação e serviços humanizados.

O PAN Madeira deixa ainda claro que "a igualdade de género no acesso e tratamentos na saúde é um pilar fundamental" e, por isso, garante que vai estar sempre na linha da frente na defesa dos e das madeirenses, chamando a atenção e lutando para que este tipo de situações deixem de existir. Dessa forma, prevê que no seu programa eleitoral, existam várias medidas que promovem os cuidados de saúde especializados, não discriminatórios e generalizados.