DNOTICIAS.PT
Mundo

Violência no Haiti provocou 15 mil deslocados nos últimos dias

None

A violência no Haiti provocou 15 mil deslocados nos últimos dias, disse hoje o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, na conferência de imprensa diária.

Perante a situação, o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu hoje "ação urgente" aos países membros para enviar uma força policial internacional para o país caribenho, face à rápida deterioração da segurança, que se agravou desde o fim de semana passado, quando o governo haitiano decretou o recolher obrigatório.

António Guterres - de acordo com o seu porta-voz - disse que o mais urgente é providenciar o financiamento necessário para a missão, para a qual vários países africanos (Benim e Chade) e caribenhos (Bahamas, Jamaica e Antígua e Barbuda) se mostraram dispostos a contribuir com uma força, que será comandada pelo Quénia quando os fundos necessários forem angariados.

O Conselho de Segurança da ONU agendou para quarta-feira uma sessão especial à porta fechada para discutir o caso do Haiti, na qual a Representante Especial para o Haiti, María Isabel Salvador, intervirá à distância.

Quanto ao paradeiro do primeiro-ministro, Ariel Henry, que alguns meios de comunicação social haitianos acreditam estar retido num aeroporto dos Estados Unidos a meio da sua viagem de regresso de Nairobi, Stéphane Dujarric disse não saber onde se encontra e excluiu a possibilidade de uma reunião com António Guterres enquanto estiver em Nova Iorque.

A situação no Haiti degenerou ao ponto de 5,5 milhões de pessoas - metade da população - precisarem de ajuda humanitária, lembrou o porta-voz, mas a verdade é que a ONU só conseguiu recolher 2,5% dos 674 milhões de dólares de ajuda de emergência solicitados para o país, ou seja, 17 milhões.