DNOTICIAS.PT
Madeira

Câmara de Lobos abriu concurso para projectos de arquitectura para habitação colectiva

None

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos tem a decorrer um concurso que visa a execução de projectos de arquitectura para habitação colectiva, que serão construídos pela autarquia. No total são seis projectos para implementar em seis lotes com um valor base de 157 mil euros, sendo que o prazo de submissão de propostas termina já na próxima segunda-feira, 25 de Março.

De acordo com nota da autarquia liderada por Leonel Silva, "a execução dos projetos de arquitetura representa investimento inicial de 157 mil euros, financiados a 100% pelo programa 1º Direito". Serão construídos, no máximo, 99 fogos, distribuídos por diversas zonas do concelho, abrangendo tipologias que vão desde T1 a T3.

Após a adjudicação da execução dos projetos, estes deverão ser entregues no prazo máximo de 45 dias. A autarquia lançará então o procedimento concursal para a construção dos lotes habitacionais referidos.

Estes projetos habitacionais representam um passo significativo na nossa missão de proporcionar habitação digna para todos os cidadãos de Câmara de Lobos. Através destas 99 unidades, financiadas pelo Programa 1º Direito, estamos a responder de forma concreta às necessidades habitacionais da nossa comunidade, garantindo que todos tenham um lar seguro e confortável. Esta iniciativa não só melhora as condições de vida das famílias com necessidades habitacionais, mas também fortalece o tecido social e promove a inclusão de forma a construir um município mais justo e solidário Leonel Silva, presidente da CMCL

As localizações dos projetos incluem:

  • 6 fogos de tipologia T2 e T3 no sítio do Espírito Santo e Calçada, Freguesia de Câmara de Lobos;
  • Máximo de 30 fogos no sítio do Rancho, com tipologias T1, T2 e T3;
  • Máximo de 36 fogos na freguesia do Jardim da Serra, com várias tipologias T1, T2 e T3
  • 5 moradias geminadas, tipologia T3 no sítio das Fontaínhas, Freguesia da Quinta Grande;
  • 12 fogos de tipologias T1, T2 e T3 no Sítio da Achada, no Curral das Freiras;
  • 10 moradias em banda, tipologia T2 e T3 no complexo da Casa Ardida, Câmara de Lobos.

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos está ainda a ultimar os procedimentos para a aquisição de 145 fogos já edificados, em construção ou a construir, divididos em sete lotes em todas as freguesias do concelho, com tipologias variadas, de T1 a T4. "Esta iniciativa reflecte o compromisso da autarquia em abordar as diversas necessidades habitacionais da comunidade", refere a nota à imprensa.

Até 2026, a Câmara Municipal prevê disponibilizar cerca de 248 habitações, no valor máximo de 68 milhões de euros, financiadas diretamente pelo PRR e através do Programa 1º Direito.

Estas 248 habitações incluem as dos procedimentos mencionados, bem como três unidades adquiridas no mercado tradicional, duas das quais já atribuídas a casos urgentes de famílias identificadas, enquanto a terceira se encontra em fase de execução de projeto arquitetónico de conversão por técnicos municipais.