DNOTICIAS.PT
Madeira

Jovens limpam Praia Formosa e apelam à preservação do ambiente

A iniciativa foi lavada a cabo pela Direcção Regional do Ambiente e Acção Climática, a quem a Associação de Jovens Madeirenses Conectados se associou

A limpeza decorreu na manhã desta qauinta-feira, na Praia Formosa.
A limpeza decorreu na manhã desta qauinta-feira, na Praia Formosa., Foto Patrícia Nunes/MARE-Madeira

Decorreu esta quinta-feira, no Funchal, mais uma iniciativa da Direcção Regional do Ambiente e Acção Climática, no âmbito da Estratégia MaRaM – Poluição Zero no Mar da RAM, a quem a Associação de Jovens Madeirenses Conectados se associou. Cerca de 100 jovens, provenientes de várias escolas da Região, procederam à limpeza da Praia Formosa, tendo recolhido mais de 30 kg de lixo.

Em comunicado, a referida associação refere que “este evento não foi apenas uma acção pontual, mas um clamor poderoso pela preservação do património natural da nossa ilha, despertando nos jovens madeirenses um sentido de responsabilidade ambiental profundo”.

O objectivo de iniciativas deste género, além da limpeza propriamente dita, assenta no envolvimento de toda a comunidade, algo que tem sido incentivado por esta Associação.

“A sensibilização da comunidade para o impacto devastador dos resíduos nas praias foi um dos pilares deste evento”, ressalvou a mesma fonte, chamando os mais jovens a uma participação activa no domínio do ambiente, “mostrando que cada gesto conta na luta por um futuro mais sustentável”.

Estiveram envolvidos na iniciativa, além da Direcção Regional do Ambiente e Acção Climática e da Associação de Jovens Madeirenses Conectados, a Direcção Regional da Juventude, a Direcção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas e a MARE-Madeira. Os alunos eram provenientes da Escola Secundária Jaime Moniz, da Escola Secundária Francisco Franco, e da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva. “A união destas forças sublinha a importância de uma acção colectiva e a eficácia de trabalhar em conjunto por um objectivo comum”, reforça a organização.