DNOTICIAS.PT
Madeira

Associações agradadas com priorização do desenvolvimento rural

Foto DR/SRAA
Foto DR/SRAA

A secretária regional de Agricultura e Ambiente, Rafaela Fernandes, acompanhada pelo director regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Marco Caldeira, a equipa de gestão do PEPAC RAM, Eusébio Freitas e Graça Mateus, responsável pelo financiamento LEADER, reuniram-se esta semana com os presidentes das direcções da ACAPORAMA e da ADRAMA, Sérgio Oliveira e Henrique Silva, bem como com as equipas técnicas destes organismos intermédios, Ricardo Oliveira e Teresina Morgado, respectivamente. "Entre os assuntos abordados, esteve em análise o ponto de situação quanto à execução dos projectos apoiados e em curso", informa uma nota da SRAA.

Continuando, "a avaliação das medidas relativas à melhoria da qualidade de vida das populações em meio rural, nomeadamente ao nível da melhoria de acessibilidades nas suas habitações e a análise de apoios à causa animal foram outras matérias abordadas na reunião que decorreu nesta última semana", explica.

Além da "previsão e o planeamento dos próximos eventos promovidos, sobretudo por Casas do Povo que recorrem a apoios públicos", que foram alvo debate, "nesta reunião foram analisadas as regras aplicadas pela ACAPORAMA e ADRAMA no que respeita à programação dos eventos em prol da valorização do desenvolvimento rural integrado da RAM e da promoção das tradições".

"De acordo com a Secretaria Regional de Agricultura e Ambiente, foi obtido um entendimento para a equiparação de apoios entre estes dois organismos ao nível da valorização das despesas elegíveis para 70% e, em consequência, serão desencadeados os formalismos legais", informa.

Em resposta a Henrique Silva e Sérgio Oliveira, que "manifestaram satisfação pela forma com a SRAA priorizou o desenvolvimento rural na Madeira, de forma integrada com preocupação, não apenas pelo sector agrícola, mas também pela qualidade de vida das pessoas", a secretária regional "incentivou os Grupos de Ação Local, ADRAMA e ACAPORAM a criarem iniciativas para o apoio social", conclui o texto.