Todas as semanas há sismos na Madeira?
Ontem foi notícia mais um sismo ocorrido na Região da Madeira. Abalos que ocorrem com alguma frequência, na esmagadora maioria eventos que não são sentidos – apenas detectados pelos sismógrafos – aparelho que detecta os movimentos do solo – e ocasionalmente apenas sentido por muito poucas pessoas. Quase sempre os tremores de terra registados pelo IPMA são notícia. Como foi o episódio ontem noticiado.
Esta quinta-feira, 14 de Novembro, a notícia de mais um ‘Sismo ao largo da Madeira’, como é habitual, motivou diferentes reacções.
“Os sismógrafos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registaram, esta madrugada (quinta-feira), um sismo na área designada como 'Madeira-Tore', um monte submarino que liga a ilha da Madeira ao monte submarino Tore (área geográfica entre o continente e o arquipélago). O sismo, de magnitude 2.5 na escala de Richter, ocorreu a 10 km de profundidade, às 2h24”, noticiou o DIÁRIO.
Andreína Ferreira , 14 Novembro 2024 - 14:19
Uma das leitoras, certamente habituada a ver informação relacionada com sismos ocorridos na designada Região da Madeira, questionou a frequência dos abalos sísmicos que vêm sendo registados à ‘volta do arquipélago’: “Isto agora é todas as semanas?”, escreveu Odília Góis.
Terá razão a leitora ao pressentir que todas as semanas sejam registados sismos na Região da Madeira. Foi isso que fomos apurar, recorrendo à informação preliminar dos sismos registados na rede sísmica nacional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).