DNOTICIAS.PT
Mundo

NATO inicia maior exercício militar desde o fim da Guerra Fria

Foto Daniel MIHAILESCU/AFP
Foto Daniel MIHAILESCU/AFP

A NATO inicia hoje manobras militares em grande escala, as maiores na Europa "em décadas", que durarão vários meses e envolverão cerca de 90.000 soldados da Aliança Atlântica.

Nas manobras, batizadas como 'Steadfast Defender 2024' ('Defensor firme 2024') e que decorrerão até maio, participarão não só militares dos 31 Estados-membros da organização como também da Suécia, que se encontra em processo de adesão.

"A Aliança demonstrará a sua capacidade de reforçar a zona euro-atlântica através da deslocação transatlântica de forças da América do Norte. Este reforço decorrerá no âmbito de um cenário simulado de conflito emergente" contra um adversário, declarou o comandante supremo das Forças Aliadas na Europa (SACEUR, na sigla em inglês), o general norte-americano Christopher Cavoli.

Estas manobras assumirão a forma de um cenário de conflito contra um "adversário de dimensão comparável", segundo a terminologia da NATO (Organização do Tratado do Atlântico-Norte, bloco de defesa ocidental), assim se referindo à Rússia sem a nomear.

Participarão cerca de 50 navios de guerra, 80 aviões e 1.100 veículos de combate de todos os tipos. Trata-se do maior "jogo de guerra" desde o exercício "Reforger" em 1988, em plena Guerra Fria entre a União Soviética e a Aliança Atlântica.

O Reino Unido vai enviar 20.000 efetivos do Exército, da Marinha e da Força Aérea para as manobras militares, confirmou na segunda-feira o secretário da Defesa britânico, Grant Shapps.