DNOTICIAS.PT
Madeira

Ponta do Sol vai investir mais de 150 mil euros em Educação este ano

None

A Câmara Municipal da Ponta do sol conta investir, este ano, mais de 150 mil euros em programas de apoio directo às famílias no regresso às aulas, nos vários níveis de ensino. Estamos a falar em ajudas com bolsas de estudo, manuais e material escolar, que levam a maior fatia do orçamento, mas não só.

Numa nota enviada à imprensa, a autarquia dá conta de que deu início à entrega dos manuais escolares gratuitos aos alunos do ensino secundário para o presente ano lectivo 2023/2024. Desta feita, o executivo camarário visitou, esta manhã, a Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, aquando da entrega dos manuais escolares a título de empréstimo.

Célia Pessegueiro destacou que “estas medidas vêm dar continuidade às políticas municipais de educação, que têm como principal objectivo ajudar na economia das famílias do concelho, dado o maior volume de despesas na educação aquando do regresso às aulas”. A presidente da Câmara Municipal explicou que esta medida resulta de um banco de livros de empréstimo gratuito, e tem como objectivo a reutilização dos mesmos, ao mesmo tempo que ajuda na economia das famílias do concelho que não eram abrangidas pela Acção Social Escolar. Os cursos de formação estão incluídos.

Tal como aconteceu em anos anteriores, a Câmara Municipal voltará também a investir cerca 17 mil euros em materiais escolares para todos os alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e cerca de 4 mil euros para adquirir licenças de acesso à Escola Virtual, "uma ferramenta que se revelou muito útil e atractiva para professores e alunos".

A Câmara Municipal da Ponta do Sol vai também apoiar os alunos que frequentam o Ensino Superior. No ano passado, a autarquia investiu mais de 70 mil euros nesta medida e este ano há previsão de um número igual ou superior de bolsas atribuídas.

A autarca sublinha que “a educação é uma das áreas mais privilegiadas do nosso programa, justificando assim um investimento superior a 150 mil euros nos vários níveis de ensino, que vem apoiar diretamente as famílias do concelho”.

Para além de todo o investimento no apoio direto, o Município garante ainda o transporte aos alunos que não têm como se deslocar para a escola de transporte público, bem como nas deslocações dos alunos em visitas de estudo ou outras actividades escolares. Por fim, a autarquia assegura a manutenção de todas as escolas do primeiro ciclo, onde se incluem intervenções pontuais.